Page 16 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
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1.3.4 Metacognição e aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza
                    A atuação profissional do(a) pedagogo(a) nos Anos Iniciais tem em seu cerne a possi-
                    bilidade de proporcionar uma interdisciplinaridade coerente e embasada na premissa
                    de integração entre os componentes curriculares. Ramos & Silva-Forsberg (2019)
                    destacam a atuação do pedagogo para o contexto do exercício docente:
                               A atuação polivalente do professor nos anos iniciais tem gerado
                               inúmeros debates e pesquisas quanto às diferentes perspectivas
                               atribuídas ao termo. Há quem considere essa atuação superficial
                               e generalista, sem apropriação devida dos conteúdos necessários,
                               mas há também o entusiasmo pela prática polivalente como pro-
                               posta de atuação de um trabalhador moderno, que se adapta aos
                               diferentes contextos de forma crítica e comprometida socialmente.
                    Considerando o perfil profissional qualificado de nossa rede Marista Centro-Norte,
                    que busca em sua caminhada profissional a promoção de saberes essenciais com
                    base nas melhores práticas didáticas e metodológicas, ressaltamos aqui a impor-
                    tância do papel docente nesse segmento. O docente deve oportunizar uma apren-
                    dizagem significativa que colabore para a formação de sujeitos investigativos
                    capazes de envolver-se nas diferentes situações do dia a dia, testando, questio-
                    nando, apresentando suas ideias e confrontando-as com as dos outros sujeitos.
                    Por isso, as premissas da metacognição são trazidas para o diálogo e aplicação em
                    sala de aula neste Guia de práticas.
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                    A metacognição  diz respeito à construção de uma corresponsabilidade, em for-
                    mato avaliativo e dirigido, a partir da atuação do professor e do estudante na
                    construção de conhecimentos e saberes. Assim, visamos nesse interim incentivar
                    em nossos estudantes uma postura reflexiva e estratégica sobre os problemas en-
                    frentados para que esse sujeito central possa desenvolver a capacidade de identi-
                    ficar pontos fortes e a melhorar em sua progressão cognitiva diária.
                    No âmago da metacognição residem três perguntas essenciais que almejamos
                    capacitar nossos estudantes a responder de forma autônoma:
                    1.  O que eu sei?
                    2.  O que eu ainda não sei?
                    3.  Como posso descobrir sobre o tema?
                    Indicamos a leitura do documento “Estimulando a Metacognição em classe
                    – estratégias para o ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais” elaborado pela
                    Universidade Federal do Pará. Gomes, M. S. (2020). Estratégias metacognitivas
                    no ensino de ciências para estudantes dos anos iniciais: estimulando o aprender
                    a aprender!.
                                 Disponível em: https://bit.ly/UFPAMetacognicao, acesso em 13 dez. 2021.


                    1   A metacognição, que significa para além da cognição, tem sido objeto de estudos a partir da década de 1970.
                     Atualmente, encontramos duas formas essenciais de entendimento da metacognição: conhecimento sobre
                     o conhecimento (tomada de consciência dos processos e das competências necessárias para a realização da
                     tarefa) e controle ou autorregularão (capacidade para avaliar a execução da tarefa e fazer correções quando
                     necessário - controle da atividade cognitiva, da responsabilidade dos processos executivos centrais que ava-
                     liam e orientam as operações cognitivas) (UMBRASIL, 2019 apud RIBEIRO, 2003, p. 110).


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