Page 16 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
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1.3.4 Metacognição e aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza
A atuação profissional do(a) pedagogo(a) nos Anos Iniciais tem em seu cerne a possi-
bilidade de proporcionar uma interdisciplinaridade coerente e embasada na premissa
de integração entre os componentes curriculares. Ramos & Silva-Forsberg (2019)
destacam a atuação do pedagogo para o contexto do exercício docente:
A atuação polivalente do professor nos anos iniciais tem gerado
inúmeros debates e pesquisas quanto às diferentes perspectivas
atribuídas ao termo. Há quem considere essa atuação superficial
e generalista, sem apropriação devida dos conteúdos necessários,
mas há também o entusiasmo pela prática polivalente como pro-
posta de atuação de um trabalhador moderno, que se adapta aos
diferentes contextos de forma crítica e comprometida socialmente.
Considerando o perfil profissional qualificado de nossa rede Marista Centro-Norte,
que busca em sua caminhada profissional a promoção de saberes essenciais com
base nas melhores práticas didáticas e metodológicas, ressaltamos aqui a impor-
tância do papel docente nesse segmento. O docente deve oportunizar uma apren-
dizagem significativa que colabore para a formação de sujeitos investigativos
capazes de envolver-se nas diferentes situações do dia a dia, testando, questio-
nando, apresentando suas ideias e confrontando-as com as dos outros sujeitos.
Por isso, as premissas da metacognição são trazidas para o diálogo e aplicação em
sala de aula neste Guia de práticas.
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A metacognição diz respeito à construção de uma corresponsabilidade, em for-
mato avaliativo e dirigido, a partir da atuação do professor e do estudante na
construção de conhecimentos e saberes. Assim, visamos nesse interim incentivar
em nossos estudantes uma postura reflexiva e estratégica sobre os problemas en-
frentados para que esse sujeito central possa desenvolver a capacidade de identi-
ficar pontos fortes e a melhorar em sua progressão cognitiva diária.
No âmago da metacognição residem três perguntas essenciais que almejamos
capacitar nossos estudantes a responder de forma autônoma:
1. O que eu sei?
2. O que eu ainda não sei?
3. Como posso descobrir sobre o tema?
Indicamos a leitura do documento “Estimulando a Metacognição em classe
– estratégias para o ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais” elaborado pela
Universidade Federal do Pará. Gomes, M. S. (2020). Estratégias metacognitivas
no ensino de ciências para estudantes dos anos iniciais: estimulando o aprender
a aprender!.
Disponível em: https://bit.ly/UFPAMetacognicao, acesso em 13 dez. 2021.
1 A metacognição, que significa para além da cognição, tem sido objeto de estudos a partir da década de 1970.
Atualmente, encontramos duas formas essenciais de entendimento da metacognição: conhecimento sobre
o conhecimento (tomada de consciência dos processos e das competências necessárias para a realização da
tarefa) e controle ou autorregularão (capacidade para avaliar a execução da tarefa e fazer correções quando
necessário - controle da atividade cognitiva, da responsabilidade dos processos executivos centrais que ava-
liam e orientam as operações cognitivas) (UMBRASIL, 2019 apud RIBEIRO, 2003, p. 110).
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