Page 11 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
P. 11

Fonte da imagem: Matrizes Curriculares da
                               Educação Básica  do Brasil Marista (UMBRASIL, 2019, p. 16)
          São destacadas nesse importante documento balizador as seguintes estratégias
          didático-metodológicas: as sequências didáticas, o trabalho com projetos e os
          projetos de intervenção social. Essas metodologias visam orientar a atuação
          docente e a construção de competências com vistas a mobilizar conceitos,
          procedimentos e atitudes que transformem e inspirem os nossos estudantes.
          Algumas estratégias e dinâmicas de aprendizagem são apresentadas no quadro
          a seguir como forma de exemplificar alguns dos momentos significativos que
          ocorrem comumente nos espaçotempos escolares maristas:
                         • Leitura (gêneros escritos e multimodais diversos, como artigo, capítulo, livro,
                         tirinha)
                         • Perguntas disparadoras
              Estratégias de  • Investigação do espaço a partir de pistas•Imagética exploratória*
             abertura temática
                         • Chuva de ideias: conhecimento prévio
                         • Apresentação de palavras-chave
                         • Compartilhamento de ideias em pares
                         • Organização de mapas mentais
                         • Elaboração de escrita estruturada
                         • Gameficação
                         • Elaboração de gráficos comparativos (gráfico T*)
            Estratégias de alcance  • Diálogos, discussões e debates guiados (promoção da oralidade)
             da aprendizagem  • Dobradura conceitual*
                         • Passaporte do aprendizado*
                         • Experimentos Científicos
                         • Construção de glossário científico
                         • Uso de desenhos e esquemas
                         • Construção colaborativa de banner
                         • Apresentação oral para a classe
           Estratégias de aplicação  • Realização de projetos
             do conhecimento  • Elaboração de hipóteses
                         • Elaboração de questionários (compreensão e conexão)*
                         • Construção de modelos
                                                   Fonte da imagem: a autora
                              * As estratégias serão apresentadas ao longo deste documento.
           10  Guia de práticas em Ciências da Natureza para os Anos Iniciais
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16