Page 11 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
P. 11
Fonte da imagem: Matrizes Curriculares da
Educação Básica do Brasil Marista (UMBRASIL, 2019, p. 16)
São destacadas nesse importante documento balizador as seguintes estratégias
didático-metodológicas: as sequências didáticas, o trabalho com projetos e os
projetos de intervenção social. Essas metodologias visam orientar a atuação
docente e a construção de competências com vistas a mobilizar conceitos,
procedimentos e atitudes que transformem e inspirem os nossos estudantes.
Algumas estratégias e dinâmicas de aprendizagem são apresentadas no quadro
a seguir como forma de exemplificar alguns dos momentos significativos que
ocorrem comumente nos espaçotempos escolares maristas:
• Leitura (gêneros escritos e multimodais diversos, como artigo, capítulo, livro,
tirinha)
• Perguntas disparadoras
Estratégias de • Investigação do espaço a partir de pistas•Imagética exploratória*
abertura temática
• Chuva de ideias: conhecimento prévio
• Apresentação de palavras-chave
• Compartilhamento de ideias em pares
• Organização de mapas mentais
• Elaboração de escrita estruturada
• Gameficação
• Elaboração de gráficos comparativos (gráfico T*)
Estratégias de alcance • Diálogos, discussões e debates guiados (promoção da oralidade)
da aprendizagem • Dobradura conceitual*
• Passaporte do aprendizado*
• Experimentos Científicos
• Construção de glossário científico
• Uso de desenhos e esquemas
• Construção colaborativa de banner
• Apresentação oral para a classe
Estratégias de aplicação • Realização de projetos
do conhecimento • Elaboração de hipóteses
• Elaboração de questionários (compreensão e conexão)*
• Construção de modelos
Fonte da imagem: a autora
* As estratégias serão apresentadas ao longo deste documento.
10 Guia de práticas em Ciências da Natureza para os Anos Iniciais