Page 6 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
P. 6

Apresentação






                           “A criança é o campo que Deus nos deu para cultivarmos o rebento novo,
                      a planta frágil, que um dia será árvore carregada de todos os frutos de virtude”.
                                                        São Marcelino Champagnat




                    Prezado(a)
                    A Gerência Socioeducacional tem o prazer de apresentar para as unidades
                    socioeducacionais do Marista Centro-Norte a publicação: Guia de práticas em
                    Ciências da Natureza para os Anos Iniciais. Esse importante documento foi
                    elaborado especialmente para fomentar a atuação docente de qualidade no
                    segmento dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com foco na área de Ciências
                    da Natureza e suas Tecnologias.
                    O Guia de práticas em Ciências da Natureza para os Anos Iniciais propõe um
                    olhar para a aprendizagem significativa a partir de modelos e propostas didá-
                    tico-pedagógicos que promovam uma educação investigativa, protagonista e
                    contextualizada. Dessa forma, atendemos às demandas da contemporaneidade
                    preconizadas em nossas Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Ma-
                    rista, integrando os eixos estruturantes da área de Ciências da Natureza e suas
                    Tecnologias: linguagem científica, investigação científica e contextualização só-
                    cio-histórica e cultural.
                    Entendemos que a participação do estudante ao longo do processo de construção
                    da aprendizagem é essencial para a (re)significação de mundo e (re)leitura de fenô-
                    menos e fatos cotidianos, transformando, assim, saberes prévios em conhecimento
                    científico. Portanto, esse documento tem um caráter de promoção da metodologia
                    científica, da organização de sequências didáticas, do fomento ao trabalho por in-
                    vestigação e da continuidade de estudos aplicáveis com foco em projetos.
                    Em suma, este Caderno aborda importantes discussões acerca de temas prioritá-
                    rios e frequentes da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias para os Anos
                    Iniciais do Ensino Fundamental. Esperamos que essa contribuição seja significa-
                    tiva para as práticas cotidianas das nossas unidades socioeducacionais, com foco
                    em uma aprendizagem relevante, pautada na missão marista de oferecer uma
                    educação evangelizadora de qualidade aos estudantes.
                    Desejamos a todos(as) uma excelente leitura.
                                                              Um fraterno abraço!




                                Guia de práticas em Ciências da Natureza para os Anos Iniciais  5
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11