Page 10 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
P. 10

A Matriz Curricular de Educação Básica do Brasil Marista de Ciências da Natureza
                    e suas Tecnologias apresenta as aprendizagens essenciais sob diferentes
                    perspectivas, favorecendo, assim, o desenvolvimento da capacidade cognitiva
                    dos estudantes de maneira ampla e diversificada. Nessa perspectiva, a aprendi-
                    zagem é consciente, cooperativa, continuada, interdisciplinar, contextualizada
                    e significativa. Tais aprendizagens sugerem a formação integral dos estudantes
                    enquanto cidadãos atuantes em seu contexto com uma postura crítica, ética,
                    acolhedora e solidária. A aprendizagem significativa é definida como:
                               “[...] a aprendizagem significativa se caracteriza pela interação
                               entre conhecimentos prévios e conhecimentos novos, e que essa
                               interação é não literal e não arbitrária. Nesse processo, os novos
                               conhecimentos adquirem significado para o sujeito e os conhe-
                               cimentos prévios adquirem novos significados ou maior estabi-
                               lidade cognitiva.”
                                                            (MOREIRA, 1982, p. 2)
                    A partir dessa definição, infere-se que a aprendizagem significativa deve atender
                    o contexto social e não estar distante da realidade em que o estudante se encontra
                    como ser pensante e onde esse atua em sua comunidade. Para além dos conceitos
                    que serão estudados no espaço escolar, há de se conferir significado para toda a
                    vivência do estudante, incluindo-o nesse processo a partir da aferição de conhe-
                    cimentos prévios. Para abarcar essa necessidade, surgem então as metodologias
                    ativas, que se configuram em relações temáticas e práticas de cada área do
                    conhecimento. Algumas metodologias ativas serão tratadas em capítulo
                    posterior neste Guia com o intuito de engajar os estudantes e propiciar práticas
                    significativas para a sala de aula.

                    1.2 Estratégias para a aprendizagem
                    As estratégias didático-metodológicas são processos organizados que permitem
                    o desenvolvimento cognitivo dos estudantes a partir de trilhas de aprendizagem.
                    Tais trilhas devem ser caracterizadas pelo lineamento de sequências didáticas
                    que favorecem o aprofundamento de conceitos, procedimentos e atitudes neces-
                    sários para o desenvolvimento de habilidades.

                    Em nossas Matrizes Curriculares da Educação Básica do Brasil Marista são enfa-
                    tizadas estratégias metodológicas que aplicam os princípios da interdisciplina-
                    ridade, da contextualização e da problematização na construção significativa de
                    conhecimentos. As estratégias abordadas na imagem abaixo preveem o aprofun-
                    damento dos saberes e a premissa da prática como estratégia integradora.








                                Guia de práticas em Ciências da Natureza para os Anos Iniciais  9
   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15