Page 10 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
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A Matriz Curricular de Educação Básica do Brasil Marista de Ciências da Natureza
e suas Tecnologias apresenta as aprendizagens essenciais sob diferentes
perspectivas, favorecendo, assim, o desenvolvimento da capacidade cognitiva
dos estudantes de maneira ampla e diversificada. Nessa perspectiva, a aprendi-
zagem é consciente, cooperativa, continuada, interdisciplinar, contextualizada
e significativa. Tais aprendizagens sugerem a formação integral dos estudantes
enquanto cidadãos atuantes em seu contexto com uma postura crítica, ética,
acolhedora e solidária. A aprendizagem significativa é definida como:
“[...] a aprendizagem significativa se caracteriza pela interação
entre conhecimentos prévios e conhecimentos novos, e que essa
interação é não literal e não arbitrária. Nesse processo, os novos
conhecimentos adquirem significado para o sujeito e os conhe-
cimentos prévios adquirem novos significados ou maior estabi-
lidade cognitiva.”
(MOREIRA, 1982, p. 2)
A partir dessa definição, infere-se que a aprendizagem significativa deve atender
o contexto social e não estar distante da realidade em que o estudante se encontra
como ser pensante e onde esse atua em sua comunidade. Para além dos conceitos
que serão estudados no espaço escolar, há de se conferir significado para toda a
vivência do estudante, incluindo-o nesse processo a partir da aferição de conhe-
cimentos prévios. Para abarcar essa necessidade, surgem então as metodologias
ativas, que se configuram em relações temáticas e práticas de cada área do
conhecimento. Algumas metodologias ativas serão tratadas em capítulo
posterior neste Guia com o intuito de engajar os estudantes e propiciar práticas
significativas para a sala de aula.
1.2 Estratégias para a aprendizagem
As estratégias didático-metodológicas são processos organizados que permitem
o desenvolvimento cognitivo dos estudantes a partir de trilhas de aprendizagem.
Tais trilhas devem ser caracterizadas pelo lineamento de sequências didáticas
que favorecem o aprofundamento de conceitos, procedimentos e atitudes neces-
sários para o desenvolvimento de habilidades.
Em nossas Matrizes Curriculares da Educação Básica do Brasil Marista são enfa-
tizadas estratégias metodológicas que aplicam os princípios da interdisciplina-
ridade, da contextualização e da problematização na construção significativa de
conhecimentos. As estratégias abordadas na imagem abaixo preveem o aprofun-
damento dos saberes e a premissa da prática como estratégia integradora.
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