Page 12 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
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1.3 Os eixos estruturantes da área de Ciências da Natureza
A definição dos eixos estruturantes da área de Ciências da Natureza e suas Tecno-
logias expressa a articulação educativa dos conceitos centrais do estudo da vida,
da sociedade, da tecnologia e do meio ambiente. Trataremos da importância de
cada um dos eixos estruturantes apresentados pelas matrizes maristas a seguir.
1.3.1 Investigação cientifica
O processo investigativo define as atividades e etapas da aprendizagem sob uma
perspectiva de desenvolvimento de habilidades cognitivas nos alunos, na realização
de procedimentos como a elaboração de hipóteses, na anotação e análise de
dados e no desenvolvimento da capacidade de argumentação para a resolução de
problemas (Zompero & Laburú, 2011). Assim, no Marista Centro-Norte devemos
preocupar-nos em oferecer, em nosso planejamento de aula, oportunidades para
o desenvolvimento da investigação científica.
Fonte da imagem: Adaptado de Rodriguez et al, 1995. p: 12.
Ao elaborar sequências investigativas em Ciências da Natureza, o docente
deve desenvolver práticas que aproximem os estudantes dos conceitos teóricos
desenvolvidos em sala a partir da argumentação, da relação com o outro, além
de desenvolver a leitura e a escrita (CARVALHO, 2013). Assim, podemos alcançar
a chamada alfabetização científica, a qual dialoga diretamente com a proposição
do eixo estruturante apresentado a seguir, denominado Linguagem Cientifica.
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