Page 15 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
P. 15

Alguns exemplos práticos de como o ensino contextualizado pode ocorrer nos
          Anos Iniciais a partir das habilidades presentes em nossa Matriz Curricular de
          Educação Básica do Brasil Marista – área de Ciências da Natureza (UMBRASIL,
          2019, p. 61-63) são trazidos a seguir:
           Ano/Habilidade    Proposta           Ferramentas
                                                Sacos de lixo, luvas, flash cards
           1º ano EFAI                          de boas práticas ambientais,
                             Investigar fisicamente os arre-  desenho a partir do diálogo sobre
           Relatar ações humanas que po-  dores da escola refletindo sobre   o descarte correto do lixo, vídeos
           luem o ambiente e prejudicam a   os tipos de lixo encontrados   sobre poluição (Turma da Mônica),
           vida dos seres vivos ameaçando   no ambiente comum. Coletar   apresentação de latas de lixo
           a sua sobrevivência e a continui-  o lixo encontrado para realizar   divididas por tipo de lixo, jogos
           dade das espécies (Ex: descarte   contagem e distribuição em tipos  sobre o meio ambiente.
           do lixo, queimadas, desmata-  de lixo (plástico/ vidro/ papel/
           mentos, esgotos lançados nos   orgânico/ metal).   Interdisciplinaridade com
           rios, etc).                          matemática recomendada
                                                (princípios da contagem)
                             Estratégia imagética explora-
                             tória: dispor na sala diferentes   Binóculos (se possível) – os estu-
           2º ano EFAI       imagens de pássaros do Brasil.   dantes podem construir binóculos
           Comparar e distinguir animais de   Solicitar que os estudantes iden-  a partir de sucata (rolo de papel
           acordo com as suas característi-  tifiquem as características desses  higiênico) para tornar o momento
           cas físicas (Ex: bico, penas, pelos,   seres vivos e investigar fora da   de observação lúdico, imagens de
           asas, patas, escamas, carapaças,   escola quais pássaros existem.   pássaros do Brasil, cartaz colabo-
           tamanho), ambiente em que   Posteriormente elaborar gráficos  rativo para comparar e contrastar
           vivem, locomoção e alimentação.  comparativos entre pássaros   as diferenças entre os grupos do
                             e outros grupos (mamíferos,   reino animal.
                             répteis, peixes e anfíbios).
                                                Encartes de supermercados locais
                             A partir da coleta de encartes dos   (recomenda-se que o docente
           3º ano EFAI       supermercados da região, ob-  contribua trazendo encartes de
                                                lojas naturais e mais focadas
           Avaliar propagandas e comer-  servar a separação de alimentos   em alimentação saudável para
           ciais de alimentos (mídias virtu-  industrializados e alimentos sau-  contraste), cartaz para colagem
           ais e escritas: outdoor, panfletos   dáveis oferecidos. Os estudantes   comparativa, imagens de alimentos
           etc) sob a perspectiva de seus   podem ser questionados sobre   saudáveis e industrializados, vídeos
           efeitos para uma alimentação   a participação no momento de   sobre a temática, dentre outros.
           balanceada.       compra desses alimentos, definir
                             e comparar as comidas de casa
                             e de fast foods, dentre outras   Interdisciplinaridade com
                             possibilidades investigativas.  Educação Física (hábitos de
                                                vida saudáveis e exercícios)
                                                recomendada
                             Pesquisa de campo: os estu-  Microsoft Forms para elaboração
           4º ano EFAI       dantes coletarão dados sobre o   da pesquisa a ser respondida pelas
                             conhecimento de seus familiares   famílias por link, desenho dos
           Levantar as condições de   a respeito da imunização e im-  dados e elaboração dos gráficos
           saneamento básico e das cam-  portância de vacinar. Podem ser   (Canva, feito à mão, Excel).
           panhas de vacinação no próprio   lidas reportagens sobre as taxas
           município, no estado e no país   de vacinação da covid 19 no   Interdisciplinaridade com
           para comparar os dados.  município e construir um gráfico   matemática (elaboração de
                             com os dados coletados.  gráficos) recomendada
                             Abordagem a partir da situação
           5º ano EFAI       atual do município em termos   Elaboração de gráficos com dados
                             de uso responsável da água,   relevantes para o contexto local,
           Descrever o ciclo da água na   reservatórios, questões com a   pesquisa guiada, construção de
           natureza e justificar a sua impor-  seca, dentre outros. É importante   modelos, gráficos comparativos,
           tância tendo em vista o clima,   garantir que o contexto local está  pesquisa de campo, vídeos sobre o
           a vegetação, a manutenção do   sendo considerado (taxa extra   tema, dentre outros.
           nível dos rios, a obtenção de água  de energia, ativação de turbinas
           potável, a produção agrícola e a   de geração de energia elétrica,   Interdisciplinaridade
           geração de energia elétrica.  escassez de recursos hídricos   com Geografia recomendada
                             na região),
           14  Guia de práticas em Ciências da Natureza para os Anos Iniciais
   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20