Page 15 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
P. 15
Alguns exemplos práticos de como o ensino contextualizado pode ocorrer nos
Anos Iniciais a partir das habilidades presentes em nossa Matriz Curricular de
Educação Básica do Brasil Marista – área de Ciências da Natureza (UMBRASIL,
2019, p. 61-63) são trazidos a seguir:
Ano/Habilidade Proposta Ferramentas
Sacos de lixo, luvas, flash cards
1º ano EFAI de boas práticas ambientais,
Investigar fisicamente os arre- desenho a partir do diálogo sobre
Relatar ações humanas que po- dores da escola refletindo sobre o descarte correto do lixo, vídeos
luem o ambiente e prejudicam a os tipos de lixo encontrados sobre poluição (Turma da Mônica),
vida dos seres vivos ameaçando no ambiente comum. Coletar apresentação de latas de lixo
a sua sobrevivência e a continui- o lixo encontrado para realizar divididas por tipo de lixo, jogos
dade das espécies (Ex: descarte contagem e distribuição em tipos sobre o meio ambiente.
do lixo, queimadas, desmata- de lixo (plástico/ vidro/ papel/
mentos, esgotos lançados nos orgânico/ metal). Interdisciplinaridade com
rios, etc). matemática recomendada
(princípios da contagem)
Estratégia imagética explora-
tória: dispor na sala diferentes Binóculos (se possível) – os estu-
2º ano EFAI imagens de pássaros do Brasil. dantes podem construir binóculos
Comparar e distinguir animais de Solicitar que os estudantes iden- a partir de sucata (rolo de papel
acordo com as suas característi- tifiquem as características desses higiênico) para tornar o momento
cas físicas (Ex: bico, penas, pelos, seres vivos e investigar fora da de observação lúdico, imagens de
asas, patas, escamas, carapaças, escola quais pássaros existem. pássaros do Brasil, cartaz colabo-
tamanho), ambiente em que Posteriormente elaborar gráficos rativo para comparar e contrastar
vivem, locomoção e alimentação. comparativos entre pássaros as diferenças entre os grupos do
e outros grupos (mamíferos, reino animal.
répteis, peixes e anfíbios).
Encartes de supermercados locais
A partir da coleta de encartes dos (recomenda-se que o docente
3º ano EFAI supermercados da região, ob- contribua trazendo encartes de
lojas naturais e mais focadas
Avaliar propagandas e comer- servar a separação de alimentos em alimentação saudável para
ciais de alimentos (mídias virtu- industrializados e alimentos sau- contraste), cartaz para colagem
ais e escritas: outdoor, panfletos dáveis oferecidos. Os estudantes comparativa, imagens de alimentos
etc) sob a perspectiva de seus podem ser questionados sobre saudáveis e industrializados, vídeos
efeitos para uma alimentação a participação no momento de sobre a temática, dentre outros.
balanceada. compra desses alimentos, definir
e comparar as comidas de casa
e de fast foods, dentre outras Interdisciplinaridade com
possibilidades investigativas. Educação Física (hábitos de
vida saudáveis e exercícios)
recomendada
Pesquisa de campo: os estu- Microsoft Forms para elaboração
4º ano EFAI dantes coletarão dados sobre o da pesquisa a ser respondida pelas
conhecimento de seus familiares famílias por link, desenho dos
Levantar as condições de a respeito da imunização e im- dados e elaboração dos gráficos
saneamento básico e das cam- portância de vacinar. Podem ser (Canva, feito à mão, Excel).
panhas de vacinação no próprio lidas reportagens sobre as taxas
município, no estado e no país de vacinação da covid 19 no Interdisciplinaridade com
para comparar os dados. município e construir um gráfico matemática (elaboração de
com os dados coletados. gráficos) recomendada
Abordagem a partir da situação
5º ano EFAI atual do município em termos Elaboração de gráficos com dados
de uso responsável da água, relevantes para o contexto local,
Descrever o ciclo da água na reservatórios, questões com a pesquisa guiada, construção de
natureza e justificar a sua impor- seca, dentre outros. É importante modelos, gráficos comparativos,
tância tendo em vista o clima, garantir que o contexto local está pesquisa de campo, vídeos sobre o
a vegetação, a manutenção do sendo considerado (taxa extra tema, dentre outros.
nível dos rios, a obtenção de água de energia, ativação de turbinas
potável, a produção agrícola e a de geração de energia elétrica, Interdisciplinaridade
geração de energia elétrica. escassez de recursos hídricos com Geografia recomendada
na região),
14 Guia de práticas em Ciências da Natureza para os Anos Iniciais