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Exemplo 2: Parede de palavras (Word Wall) da Associação de Professores de
                    Ciências de Illinois (EUA)

















                             Fonte: Prof.ª Aimee Piercy (2017) – Instructional Practices on NGSS: Word Walls.
                            (Disponível em: https://ilscience.org/professional-learning-blog-center/4906366.
                                                              Acesso em 26 ago. 2021)
                    1.3.3 Contextualização sócio-histórica e cultural
                    O eixo estruturante que trata da abordagem contextualizada nos aponta a
                    premissa de que o conhecimento deve ser aplicável, possível e mutável. Dessa
                    forma, é importante que os estudantes compreendam que a ciência é um compo-
                    nente transformador e transformável sobre o qual sempre estamos aprendendo.
                    Trata-se aqui de metodologias problematizadoras que se referem ao arco de
                    Maguerez, apresentado pela primeira vez por Bordenave e Pereira em 1982, que
                    traduz as etapas para a construção de um problema. Assim, podemos organizar
                    as práticas e elaboração de hipóteses a partir de uma observação da realidade e
                    posterior solução prática e aplicável para a questão.

















                             Fonte: o arco de Maguerez (reproduzido de Berbel, 2012, p. 15)



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