Page 14 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
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Exemplo 2: Parede de palavras (Word Wall) da Associação de Professores de
Ciências de Illinois (EUA)
Fonte: Prof.ª Aimee Piercy (2017) – Instructional Practices on NGSS: Word Walls.
(Disponível em: https://ilscience.org/professional-learning-blog-center/4906366.
Acesso em 26 ago. 2021)
1.3.3 Contextualização sócio-histórica e cultural
O eixo estruturante que trata da abordagem contextualizada nos aponta a
premissa de que o conhecimento deve ser aplicável, possível e mutável. Dessa
forma, é importante que os estudantes compreendam que a ciência é um compo-
nente transformador e transformável sobre o qual sempre estamos aprendendo.
Trata-se aqui de metodologias problematizadoras que se referem ao arco de
Maguerez, apresentado pela primeira vez por Bordenave e Pereira em 1982, que
traduz as etapas para a construção de um problema. Assim, podemos organizar
as práticas e elaboração de hipóteses a partir de uma observação da realidade e
posterior solução prática e aplicável para a questão.
Fonte: o arco de Maguerez (reproduzido de Berbel, 2012, p. 15)
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