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A composição das Matrizes Curriculares Maristas o nos apresenta as competências:
acadêmicas; ético-estéticas; tecnológicas e políticas, as quais se desenvolvem
de modo contínuo, integrado e interdisciplinar, por intermédio de transposição
didática por meio de investigação, sistematização, conhecimentos, dentre outras
possibilidades.
Sobre as habilidades, a BNCC postula que são meios para garantir o desenvolvi-
mento das competências específicas. O documento apresenta um conjunto de
habilidades para cada componente curricular afirmando que: “As habilidades ex-
pressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos
diferentes contextos escolares.” (2017, p.29)
Portanto, a abordagem metodológica para alcance das competências nos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental deve ser orquestrada de acordo com a delimitação
de habilidades e objetivos de aprendizagem. Desse modo, temos:
Fonte da imagem: a autora
Corroborando os pressupostos da BNCC, as Matrizes Curriculares Maristas
consideram que as habilidades surgem do encontro dos conteúdos nucleares
com as competências. Esse encontro resulta na compreensão de como se dá a
aprendizagem dos estudantes, conduzindo os docentes a reflexões acerca dos
processos pedagógicos envolvidos. A composição das competências e habilidades
perpassa pelos seguintes questionamentos: O que se mobiliza? Como se mobiliza?
Para que se mobiliza? A formulação intercorre por:
[...] uma sentença que se inicia com um verbo indicativo de seu
nível taxonômico, acompanhado da descrição relacionada a
conteúdos nucleares e competências, a qual especifica o que se
mobiliza e para que.”
(2019, p.26)
Os objetivos de aprendizagem resultam do estudo e aprofundamento das
competências e das habilidades previstas nas Matrizes Curriculares. Para isso,
precisamos estabelecer um diálogo entre a competência e a habilidade proposta
em consonância com o conteúdo nuclear. Dessa forma, conseguiremos traçar um
planejamento mais direcionado às aprendizagens e, consequentemente, obter
resultados mais focados nas necessidades conceituais dos nossos estudantes.
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