Page 19 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
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A composição das Matrizes Curriculares Maristas o nos apresenta as competências:
          acadêmicas; ético-estéticas; tecnológicas e políticas, as quais se desenvolvem
          de modo contínuo, integrado e interdisciplinar, por intermédio de transposição
          didática por meio de investigação, sistematização, conhecimentos, dentre outras
          possibilidades.
          Sobre as habilidades, a BNCC postula que são meios para garantir o desenvolvi-

          mento das competências específicas. O documento apresenta um conjunto de

          habilidades para cada componente curricular afirmando que: “As habilidades ex-
          pressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos
          diferentes contextos escolares.” (2017, p.29)
          Portanto, a abordagem metodológica para alcance das competências nos Anos
          Iniciais do Ensino Fundamental deve ser orquestrada de acordo com a delimitação
          de habilidades e objetivos de aprendizagem. Desse modo, temos:









                              Fonte da imagem: a autora

          Corroborando os pressupostos da BNCC, as Matrizes Curriculares Maristas
          consideram que as habilidades surgem do encontro dos conteúdos nucleares
          com as competências. Esse encontro resulta na compreensão de como se dá a
          aprendizagem dos estudantes, conduzindo os docentes a reflexões acerca dos

          processos pedagógicos envolvidos. A composição das competências e habilidades
          perpassa pelos seguintes questionamentos: O que se mobiliza? Como se mobiliza?
          Para que se mobiliza? A formulação intercorre por:
                      [...] uma sentença que se inicia com um verbo indicativo de seu
                      nível taxonômico, acompanhado da descrição relacionada a

                      conteúdos nucleares e competências, a qual especifica o que se
                      mobiliza e para que.”
                                                          (2019, p.26)
          Os  objetivos  de  aprendizagem  resultam  do  estudo  e  aprofundamento  das
          competências e das habilidades previstas nas Matrizes Curriculares. Para isso,
          precisamos estabelecer um diálogo entre a competência e a habilidade proposta
          em consonância com o conteúdo nuclear. Dessa forma, conseguiremos traçar um
          planejamento mais direcionado às aprendizagens e, consequentemente, obter
          resultados mais focados nas necessidades conceituais dos nossos estudantes.





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