Page 21 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
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Livro sugerido: BRANCO, S. M. Viagem ao mundo dos Micróbios.
4ª edição. São Paulo. Ed. Moderna, 2011, 56p.
Dando continuidade às reflexões acerca de competências e habilidades, conside-
ramos oportuno ponderar brevemente sobre aprendizagem, revisando a aborda-
gem presente nas Matrizes Curriculares Maristas. Para isso, iniciaremos este bre-
ve estudo expondo algumas afirmações que a BNCC nos apresenta consideradas
oportunas para suscitar reflexões. O documento convoca as instituições escolares
para o compromisso com a educação integral, considerando os estudantes de
todos os segmentos como sujeitos de aprendizagem e a escola como espaço de
aprendizagem.
Os pressupostos de Aprendizagem nas Matrizes Curriculares Marista corroboram
com os da BNCC acerca da educação integral e, consequentemente, da aprendi-
zagem significativa. Entretanto, as Matrizes Curriculares transcendem a concep-
ção de aprendizagem da BNCC ao considerá-la de modo consciente, cooperativo,
continuado, interdisciplinar, contextualizado e, por fim, como síntese pessoal,
concebendo-a de modo dialético, não limitada à esfera escolar; mas sim ampliada
para a vida do estudante. Os documentos concebem que o ato de aprender:
[...] se configura num processo de construção contínua de
conhecimentos, considerando o processo o qual são evocados,
aplicados, mobilizados, transferidos elementos de aprendizagem
anteriores ao mesmo tempo que são acessados e processados
novos elementos para a constituição de nova aprendizagem.
(2019, p.18)
Nesse sentido, a aprendizagem é vista como um caminho pautado nas competências
e habilidades e nas intencionalidades pedagógicas resultantes dessa composição.
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