Page 21 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
P. 21

Livro sugerido: BRANCO, S. M. Viagem ao mundo dos Micróbios.
                         4ª edição. São Paulo. Ed. Moderna, 2011, 56p.

          Dando continuidade às reflexões acerca de competências e habilidades, conside-
          ramos oportuno ponderar brevemente sobre aprendizagem, revisando a aborda-
          gem presente nas Matrizes Curriculares Maristas. Para isso, iniciaremos este bre-
          ve estudo expondo algumas afirmações que a BNCC nos apresenta consideradas
          oportunas para suscitar reflexões. O documento convoca as instituições escolares
          para o compromisso com a educação integral, considerando os estudantes de
          todos os segmentos como sujeitos de aprendizagem e a escola como espaço de
          aprendizagem.
          Os pressupostos de Aprendizagem nas Matrizes Curriculares Marista corroboram
          com os da BNCC acerca da educação integral e, consequentemente, da aprendi-
          zagem significativa. Entretanto, as Matrizes Curriculares transcendem a concep-
          ção de aprendizagem da BNCC ao considerá-la de modo consciente, cooperativo,
          continuado, interdisciplinar, contextualizado e, por fim, como síntese pessoal,
          concebendo-a de modo dialético, não limitada à esfera escolar; mas sim ampliada
          para a vida do estudante. Os documentos concebem que o ato de aprender:
                      [...] se configura num processo de construção contínua de
                      conhecimentos, considerando o processo o qual são evocados,
                      aplicados, mobilizados, transferidos elementos de aprendizagem
                      anteriores ao mesmo tempo que são acessados e processados
                      novos elementos para a constituição de nova aprendizagem.
                      (2019, p.18)
          Nesse sentido, a aprendizagem é vista como um caminho pautado nas competências
          e habilidades e nas intencionalidades pedagógicas resultantes dessa composição.




           20  Guia de práticas em Ciências da Natureza para os Anos Iniciais
   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26