Page 26 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
P. 26

3.1.3. O ciclo hidrológico
                    Para elaborar considerações importantes sobre ciclos hidrológicos nos Anos
                    Iniciais, pode-se trabalhar a partir da construção de maquetes, dioramas e modelos
                    que demonstrem a importância de cada etapa do ciclo para os seres vivos e não
                    vivos do nosso planeta. Sugere-se que a construção seja realizada em espaço
                    reduzido (tamanho de uma caixa de sapatos), com materiais diversos que possam
                    promover a criatividade dos estudantes. É importante que o docente responsável
                    oriente de forma clara quais elementos devem estar presentes na representação
                    – a utilização de rubricas é preponderante para uma entrega satisfatória dessa
                    atividade/projeto.
                    Alguns exemplos de dioramas estão exemplificados a seguir:



























                                            Fonte: pesquisa Google (imagens sem direitos autorais)

                    3.2 Unidade Vida e Evolução
                    A unidade versa sobre as questões envolvendo os seres vivos, desde os compo-
                    nentes microscópicos, até as suas necessidades, características, as diferentes for-
                    mas de vida existentes, bem como a evolução e interações desses com o ambiente
                    e com os demais seres. Estuda-se, portanto, os ecossistemas, a evolução dos seres
                    vivos, a preservação ambiental e biodiversidade. Abaixo, apresentamos uma ta-
                    bela com os principais conceitos trabalhados nessa unidade.





                                Guia de práticas em Ciências da Natureza para os Anos Iniciais  25
   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31