Page 26 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
P. 26
3.1.3. O ciclo hidrológico
Para elaborar considerações importantes sobre ciclos hidrológicos nos Anos
Iniciais, pode-se trabalhar a partir da construção de maquetes, dioramas e modelos
que demonstrem a importância de cada etapa do ciclo para os seres vivos e não
vivos do nosso planeta. Sugere-se que a construção seja realizada em espaço
reduzido (tamanho de uma caixa de sapatos), com materiais diversos que possam
promover a criatividade dos estudantes. É importante que o docente responsável
oriente de forma clara quais elementos devem estar presentes na representação
– a utilização de rubricas é preponderante para uma entrega satisfatória dessa
atividade/projeto.
Alguns exemplos de dioramas estão exemplificados a seguir:
Fonte: pesquisa Google (imagens sem direitos autorais)
3.2 Unidade Vida e Evolução
A unidade versa sobre as questões envolvendo os seres vivos, desde os compo-
nentes microscópicos, até as suas necessidades, características, as diferentes for-
mas de vida existentes, bem como a evolução e interações desses com o ambiente
e com os demais seres. Estuda-se, portanto, os ecossistemas, a evolução dos seres
vivos, a preservação ambiental e biodiversidade. Abaixo, apresentamos uma ta-
bela com os principais conceitos trabalhados nessa unidade.
Guia de práticas em Ciências da Natureza para os Anos Iniciais 25