Page 27 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
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Objeto do conhecimento  Conceitos-chave
                                Teoria celular
           Corpo humano
                                Tecidos humanos
           Plantas              Fotossíntese
           Animais              Cadeia alimentar e fluxo de energia
           Seres microscópicos  Vírus, bactérias e protozoários
          3.2.1 O corpo humano
          A teoria celular pode ser tratada com os anos iniciais a partir do uso de manipu-
          lativos (legos e outros brinquedos de encaixe, por exemplo) e da relação entre
          conhecimentos e vivências concretas em alinhamento com a exploração da
          microscopia. Assim, podemos auxiliar a formulação do pensamento dos estudantes
          por meio de perspectivas plausíveis e conhecidas. Um exemplo é o comparativo
          com uma parede de tijolos: considerando o tijolo como “bloco básico” para o
          levantamento/construção da parede e eventualmente da casa, os estudantes
          poderão visualizar um comparativo com as unidades básicas da célula humana e
          vegetal e suas organizações em tecidos, órgãos, sistemas. Desenhos, demonstrações
          físicas e virtuais (simuladores) e uso de microscópios e lupas trazem dinamismo
          para a prática ativa durante esse momento de descoberta em sala.
          Algumas ferramentas sugeridas para a simulação e visualização celular são:
          1.  A célula didática: apresenta microscópios virtuais e visualizações de tecidos
             diversos, além das estruturas celulares como membranas e núcleo. Disponível
             em: http://www.celuladidatica.ufpr.br
          2.  Jogos e Práticas – Simuladores Dia a dia Educação Paraná: conta com diferentes
             possibilidades didáticas a serem exploradas. Disponível em: http://www.
             biologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=144
          3.  Histologia Interativa Online – basta pesquisar o tecido que se procura explorar.
             Ex.: tecido muscular, sistema respiratório, tecido ósseo. Disponível em:
             https://mol.icb.usp.br/
          4.  Khan Academy – oferece aprofundamento conceitual necessário para as aulas.
             Abarca divisão celular, estruturas da célula, genética, entre outros. Disponível
             em: https://pt.khanacademy.org/science/biology
          5.  Animálculo – projeto sobre microscopia desenvolvido para oferecer possibi-
             lidades aos educadores. Abas disponíveis: Experimentos remotos, Playlists
             no YouTube e Publicações. Disponível em: https://www.lte.ib.unicamp.br/
             portal/animalculo.php








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