Page 32 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
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3.2.4 Cadeia alimentar e fluxo de energia
Ao se trabalhar com os conceitos de fluxo de energia, é importante que o docente
compreenda principalmente a direção apontada pela seta no esquema desenhado.
Consideremos o exemplo a seguir:
Fonte: Plataforma Sou Iônica, 4º ano, Módulo 3 página 165.
A seta sempre apontará a direção do fluxo de energia, ou seja, do milho para o rato
e do rato para a coruja. Isso significa que no terceiro nível trófico (coruja – consu-
midor secundário) a quantidade de energia acumulada será maior que no milho
(produtor). A leitura de predação (qual animal se alimenta de qual elemento na
cadeia alimentar) deve ser feita ao contrário (nesse caso, a coruja preda e se ali-
menta do rato e o rato preda e se alimenta do milho). Essa organização deve estar
clara para os estudantes durante o desenvolvimento do conceito-chave.
3.2.5 O ciclo de vida dos animais e plantas
Outro aspecto importante - é o papel dos decompositores no ciclo de vida dos
animais. Novamente, a imagem abaixo balizará a atenção necessária para o de-
senvolvimento desse conceito:
Fonte: Plataforma Sou Iônica, 4º ano, Módulo 3 página 167
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