Page 32 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
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3.2.4 Cadeia alimentar e fluxo de energia
                    Ao se trabalhar com os conceitos de fluxo de energia, é importante que o docente
                    compreenda principalmente a direção apontada pela seta no esquema desenhado.
                    Consideremos o exemplo a seguir:










                              Fonte: Plataforma Sou Iônica, 4º ano, Módulo 3 página 165.
                    A seta sempre apontará a direção do fluxo de energia, ou seja, do milho para o rato
                    e do rato para a coruja. Isso significa que no terceiro nível trófico (coruja – consu-
                    midor secundário) a quantidade de energia acumulada será maior que no milho
                    (produtor). A leitura de predação (qual animal se alimenta de qual elemento na
                    cadeia alimentar) deve ser feita ao contrário (nesse caso, a coruja preda e se ali-
                    menta do rato e o rato preda e se alimenta do milho). Essa organização deve estar
                    clara para os estudantes durante o desenvolvimento do conceito-chave.

                    3.2.5 O ciclo de vida dos animais e plantas
                    Outro aspecto importante - é o papel dos decompositores no ciclo de vida dos
                    animais. Novamente, a imagem abaixo balizará a atenção necessária para o de-
                    senvolvimento desse conceito:












                               Fonte: Plataforma Sou Iônica, 4º ano, Módulo 3 página 167













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