Page 31 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
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3.2.3 Os animais
          Para o estudo sobre animais, sugere-se uma gama de possibilidades, como as
          listadas abaixo:

           Atividade   Orientações
           Saída de campo   Munidos de pranchetas para anotações e desenhos, leve os estudantes para explo-
           (pode ocorrer   rar o local. Anotem a quantidade de seres vivos e não vivos observados (lembre-se
           no próprio pátio   de chamar a atenção dos estudantes para seres pequenos como formigas, grilos
           da escola ou nos   e besouros). Montem juntos um mural colaborativo com as observações de cada
           arredores desde que  estudante. Adicione perguntas disparadoras como: Todos os animais são iguais? O
           seja seguro)  que os diferencia? Como podemos classificar os grupos vistos?
                       A partir da distribuição de imagens de animais diversos, solicite que os estudantes
                       as separem em diferentes grupos. Não forneça instruções detalhadas sobre que
           Ensino investigativo   características devem considerar nessa separação. Observe as investigações e
                       diálogos pela sala. Após uma primeira classificação livre realizada pelos grupos,
           utilizando imagens   apresente características específicas de um grupo, como por exemplo os anfíbios e
             (imagética)  solicite uma reorganização possível. Faça o mesmo com os demais grupos. Dialo-
                       gue e inclua as ideias dos estudantes validando os pontos de vista e guiando-os para
                       um olhar focado nos grupos de vertebrados.
                       Promova uma “dança das cadeiras” para tratar de adaptações. Num primeiro
                       momento, cada estudante em seu lugar irá receber a seguinte orientação: desenhe o
            Desenho criativo:   corpo de um animal terrestre. As folhas serão então trocadas entre eles de modo que
                       cada estudante receba a de seu colega. Então oriente: esse animal deve enxergar
            pensando sobre   bem a noite, desenhe os olhos dele. Posteriormente, solicite uma boca capaz de
             adaptações  quebrar cascas duras, etc... Após o desenho criativo estar pronto, dialogue com os
                       estudantes sobre adaptações necessárias para sobrevivência, existência de pelos,
                       penas, escamas, dentre outros. Exponha os resultados em sala.
           Organização e pro-  Trabalhar adaptações e ambientes diversos em que os animais vivem e sobrevivem
           dução e dioramas e   será o tema dessa construção. Os estudantes podem focar em biomas brasileiros
           maquetes sobre as   por exemplo e construir diversos panoramas de modo de vida e alimentação. A
           características dos   criatividade e a exposição dos trabalhos validarão a atividade como construção
              animais  conjunta. Sugere-se duplas para a elaboração das maquetes e dioramas.
                       Escola game: classificando animais
                       https://www.escolagames.com.br/jogos/classificacaoDosAnimais/
                       WWF: conheça um animal de cada bioma brasileiro
                       https://www.wwf.org.br/?77530/Conheca-um-animal-de-cada-bioma-brasileiro
                       Planet Zoo Game: opções gratuitas e pagas para explorar os animais
            Trabalhando os   https://www.planetzoogame.com/pt-BR/zoop%C3%A9dia
            animais no ensino   (aba Zoopédia indicada)
           remoto (indicação
           e websites e ferra-  Google Animais 3D
              mentas)  https://www.techtudo.com.br/listas/2020/03/animais-em-3d-do-google-fazem-
                       -sucesso-na-internet-saiba-como-usar.ghtml
                       Google Earth: teste o som dos animais
                       https://bit.ly/GooSons
                       Simulador: Quem como o que? (cadeia alimentar)
                       https://www.ludoeducativo.com.br/pt/play/quem-come-o-que?hd=0
                       Proposta de jogo (contexto interdisciplinar com o componente curricular de Educação
                       Física) para compreender a importância de cada elemento de uma cadeia alimentar.
             Jogo presa e
              predador  Link para acesso às regras da atividade:
                       http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/links/uploads/2/18678133pre-
                       sa_predador.pdf
                       Proposta de jogo de tabuleiro a ser utilizado em grupos na sala de aula. Modi-
           Jogo Percorrendo a   ficações e reorganizações podem ser realizadas pelos docentes para melhor
            Cadeia Alimentar  adequação às aulas.
                       Link para acesso ao jogo: https://bit.ly/JogoCadeiaAlimentar
                       O jogo estabelece relações entre diferentes seres vivos para que os estudantes
           Jogo Cadeia e teias   percebam a importância do equilíbrio entre cada etapa.
             alimentares  Link para acesso às regras do jogo:
                       http://www.biologia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/jogos/cadeias_teias.pdf
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