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3.2.3 Os animais
Para o estudo sobre animais, sugere-se uma gama de possibilidades, como as
listadas abaixo:
Atividade Orientações
Saída de campo Munidos de pranchetas para anotações e desenhos, leve os estudantes para explo-
(pode ocorrer rar o local. Anotem a quantidade de seres vivos e não vivos observados (lembre-se
no próprio pátio de chamar a atenção dos estudantes para seres pequenos como formigas, grilos
da escola ou nos e besouros). Montem juntos um mural colaborativo com as observações de cada
arredores desde que estudante. Adicione perguntas disparadoras como: Todos os animais são iguais? O
seja seguro) que os diferencia? Como podemos classificar os grupos vistos?
A partir da distribuição de imagens de animais diversos, solicite que os estudantes
as separem em diferentes grupos. Não forneça instruções detalhadas sobre que
Ensino investigativo características devem considerar nessa separação. Observe as investigações e
diálogos pela sala. Após uma primeira classificação livre realizada pelos grupos,
utilizando imagens apresente características específicas de um grupo, como por exemplo os anfíbios e
(imagética) solicite uma reorganização possível. Faça o mesmo com os demais grupos. Dialo-
gue e inclua as ideias dos estudantes validando os pontos de vista e guiando-os para
um olhar focado nos grupos de vertebrados.
Promova uma “dança das cadeiras” para tratar de adaptações. Num primeiro
momento, cada estudante em seu lugar irá receber a seguinte orientação: desenhe o
Desenho criativo: corpo de um animal terrestre. As folhas serão então trocadas entre eles de modo que
cada estudante receba a de seu colega. Então oriente: esse animal deve enxergar
pensando sobre bem a noite, desenhe os olhos dele. Posteriormente, solicite uma boca capaz de
adaptações quebrar cascas duras, etc... Após o desenho criativo estar pronto, dialogue com os
estudantes sobre adaptações necessárias para sobrevivência, existência de pelos,
penas, escamas, dentre outros. Exponha os resultados em sala.
Organização e pro- Trabalhar adaptações e ambientes diversos em que os animais vivem e sobrevivem
dução e dioramas e será o tema dessa construção. Os estudantes podem focar em biomas brasileiros
maquetes sobre as por exemplo e construir diversos panoramas de modo de vida e alimentação. A
características dos criatividade e a exposição dos trabalhos validarão a atividade como construção
animais conjunta. Sugere-se duplas para a elaboração das maquetes e dioramas.
Escola game: classificando animais
https://www.escolagames.com.br/jogos/classificacaoDosAnimais/
WWF: conheça um animal de cada bioma brasileiro
https://www.wwf.org.br/?77530/Conheca-um-animal-de-cada-bioma-brasileiro
Planet Zoo Game: opções gratuitas e pagas para explorar os animais
Trabalhando os https://www.planetzoogame.com/pt-BR/zoop%C3%A9dia
animais no ensino (aba Zoopédia indicada)
remoto (indicação
e websites e ferra- Google Animais 3D
mentas) https://www.techtudo.com.br/listas/2020/03/animais-em-3d-do-google-fazem-
-sucesso-na-internet-saiba-como-usar.ghtml
Google Earth: teste o som dos animais
https://bit.ly/GooSons
Simulador: Quem como o que? (cadeia alimentar)
https://www.ludoeducativo.com.br/pt/play/quem-come-o-que?hd=0
Proposta de jogo (contexto interdisciplinar com o componente curricular de Educação
Física) para compreender a importância de cada elemento de uma cadeia alimentar.
Jogo presa e
predador Link para acesso às regras da atividade:
http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/links/uploads/2/18678133pre-
sa_predador.pdf
Proposta de jogo de tabuleiro a ser utilizado em grupos na sala de aula. Modi-
Jogo Percorrendo a ficações e reorganizações podem ser realizadas pelos docentes para melhor
Cadeia Alimentar adequação às aulas.
Link para acesso ao jogo: https://bit.ly/JogoCadeiaAlimentar
O jogo estabelece relações entre diferentes seres vivos para que os estudantes
Jogo Cadeia e teias percebam a importância do equilíbrio entre cada etapa.
alimentares Link para acesso às regras do jogo:
http://www.biologia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/jogos/cadeias_teias.pdf
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