Page 33 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
P. 33

Nesse caso, notamos que as setas de fluxo de energia remetem à
                      sequência capim>capivara>onça e que setas adicionais em cada
                      nível trófico apontam para fungos e bactérias (decompositores).
                      É imprescindível que os estudantes compreendam que quando
                      os seres vivos morrem, o fluxo de energia não é inteiramente in-
                      terrompido e que a matéria e a energia dos animais e plantas
                      seguem de maneira cíclica participando da “reciclagem” de nu-
                      trientes, contribuindo para um equilíbrio ecológico importante.
                      A depender do perfil de turma, sugere-se apontar para um estudo
                      simples sobre dinâmica de populações, a partir de perguntas dis-
                      paradoras como: O que aconteceria se nenhum animal morres-
                      se? Como seria se tivéssemos mais herbívoros do que carnívoros?
                      E se os predadores de uma região sumissem? E se caçarmos todos
                      os animais que os predadores consomem?

          3.3. Unidade Terra e Universo
          A unidade Terra e Universo trata da compreensão sobre os elementos que consti-
          tuem o espaço, planetas, estrelas, localizações, composição e dimensão dos cor-
          pos celestes e a relação cultural existente entre a história da exploração espacial
          e as descobertas acerca da riqueza de conhecimentos existentes dentre os povos
          indígenas originários. Perpassa os ciclos biogeoquímicos e as interações dos as-
          tros com as marés, calendários, e a vida humana em geral. Em suma, apresen-
          tamos os objetos do conhecimento abaixo como preponderantes para o estudo
          dessa unidade.

           Objeto do conhecimento  Conceitos-chave
                                Radiação solar
           Movimento do sol     Rotação e translação
                                Fases da lua
                                Vibração
           Som
                                Frequência
                                Espectro de luz visível
           Luz                  Reflexão e refração
                                Sombra (opaco, transluzente e transparente)
          Para os Anos Iniciais, a unidade Terra e Universo traz consigo muitas inquieta-
          ções e curiosidades inerentes a essa faixa etária. O tema suscita muitos questio-
          namentos e uma parte dos estudantes encontra-se fascinada por essa temática.












           32  Guia de práticas em Ciências da Natureza para os Anos Iniciais
   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38