Page 33 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
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Nesse caso, notamos que as setas de fluxo de energia remetem à
sequência capim>capivara>onça e que setas adicionais em cada
nível trófico apontam para fungos e bactérias (decompositores).
É imprescindível que os estudantes compreendam que quando
os seres vivos morrem, o fluxo de energia não é inteiramente in-
terrompido e que a matéria e a energia dos animais e plantas
seguem de maneira cíclica participando da “reciclagem” de nu-
trientes, contribuindo para um equilíbrio ecológico importante.
A depender do perfil de turma, sugere-se apontar para um estudo
simples sobre dinâmica de populações, a partir de perguntas dis-
paradoras como: O que aconteceria se nenhum animal morres-
se? Como seria se tivéssemos mais herbívoros do que carnívoros?
E se os predadores de uma região sumissem? E se caçarmos todos
os animais que os predadores consomem?
3.3. Unidade Terra e Universo
A unidade Terra e Universo trata da compreensão sobre os elementos que consti-
tuem o espaço, planetas, estrelas, localizações, composição e dimensão dos cor-
pos celestes e a relação cultural existente entre a história da exploração espacial
e as descobertas acerca da riqueza de conhecimentos existentes dentre os povos
indígenas originários. Perpassa os ciclos biogeoquímicos e as interações dos as-
tros com as marés, calendários, e a vida humana em geral. Em suma, apresen-
tamos os objetos do conhecimento abaixo como preponderantes para o estudo
dessa unidade.
Objeto do conhecimento Conceitos-chave
Radiação solar
Movimento do sol Rotação e translação
Fases da lua
Vibração
Som
Frequência
Espectro de luz visível
Luz Reflexão e refração
Sombra (opaco, transluzente e transparente)
Para os Anos Iniciais, a unidade Terra e Universo traz consigo muitas inquieta-
ções e curiosidades inerentes a essa faixa etária. O tema suscita muitos questio-
namentos e uma parte dos estudantes encontra-se fascinada por essa temática.
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