Page 28 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
P. 28
Uma edificação é Os organismos vivos são
construída por tijolos construídos por células
Atribuição - Bruna da Silva e Mylena da Costa Agustin. CC By-NC-SA
Fonte: NUEPE Núcleo de ensino, pesquisa e extensão da UFPR
Disponível em: http://www.nuepe.ufpr.br/portal/?page_id=10540
Outro recurso interessante para estudar mais sobre a célula é a publicação da
UFPR “Descomplicando as células”. NUEPE - Núcleo de Ensino e Pesquisa e Ex-
tensão/ BioCel. CAPES, PROFBIO, UFPR. Paraná. 2020.
Disponível em: http://www.nuepe.ufpr.br/portal/?
page_id=10540. Acesso em: 25 set. 2021.
Os tecidos humanos podem ser apresentados a partir de esquemas e desenhos
que mostram a complexidade de cada organização celular. Algumas ideias são:
montagem de modelos dos tecidos humanos, elaboração de mapas mentais (com
opção remota em www.coggle.it), desenhos científicos e vídeos/ links disponíveis
na Plataforma Iônica (www.souionica.com.br). Os estudantes podem trabalhar
em grupos e compreender o processo de diferenciação celular a partir de
pesquisas próprias (aprendizagem por pares). Perguntas disparadoras acerca
dessa temática estão apresentadas a seguir:
1. Como podemos comparar nossos músculos com a nossa pele? O que há de
diferente e de igual?
2. Que tipos de células existem no nosso corpo?
3. Como são as células e o tecido do coração? Como são os do cérebro?
4. Como os tecidos do corpo mudam quando crescemos?
5. Por que não podemos ter os mesmos tecidos em todo o nosso corpo?
6. Nossos tecidos e células são diferentes das plantas?
7. Plantas têm tecidos como nosso corpo? Eles são diferentes em diferentes
partes das plantas?
8. De que é feito o osso? As plantas têm osso?
9. Células e tecidos humanos possuem o mesmo tamanho?
10. Quantos tecidos celulares existem no corpo humano?
11. Quantas células são necessárias para formar um tecido?
12. As plantas possuem diferentes células? Quais são elas?
Guia de práticas em Ciências da Natureza para os Anos Iniciais 27