Page 24 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
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Outra importante estratégia diz respeito a demonstrações a partir do uso de
                    ferramentas tecnológicas - simuladores. Dentre elas, destacamos:
                    1.  Casa das Ciências > Recursos Educativos > Introdução às Ciências e Astronomia.
                      Disponível em: https://www.casadasciencias.org/
                    2.  Phet Colorado Interactive Simulations. Disponível em: https://phet.colorado.edu/
                    3.  SESI Educação > Recursos > Simuladores. Disponível em: https://sesieducacao.
                      com.br/brasil/lista.php?id=518&pg=Simuladores
                    4.  Multi Rio > Aba Jogos Educativos. Disponível em: http://www.multirio.rj.gov.br/
                    Por fim, o processo de desenho científico pode auxiliar a visualização molecular


                    da distribuição da massa (matéria) em determinado espaço (volume).















                                                          Fonte da imagem: Ava UENF.
                                  Disponível em: https://ead.uenf.br/moodle/mod/page/view.php?id=791

                    3.1.2 Propriedades dos materiais
                    Para o trabalho sobre as propriedades dos materiais nos Anos Iniciais, podemos
                    utilizar diversas demonstrações de fenômenos, observações com base no senso
                    comum, utilização de vídeos, simuladores e experimentos diversos. As transfor-
                    mações sofridas por materiais e substâncias fazem parte da gama de fenômenos
                    apresentados em Ciências da Natureza e são divididos em:
                    Fenômenos Químicos: aqueles em que se observa alteração da natureza da ma-
                    téria, ou seja, sua composição. Ex.: queima de carvão, azedamento do leite, ali-
                    mento decompondo-se no lixo, lata enferrujando.
                    Fenômenos Físicos: aqueles decorrentes de alteração na estrutura do objeto.
                    Incluem: tamanho, forma, aparência, estado físico. Ex.: ferver água, dissolver
                    açúcar no café, amassar um papel, aquecer uma panela.
                    É importante que o estudante possa contribuir com ideias e construa hipóteses
                    que relacionem os conceitos, procedimentos e atitudes relacionados à temática.




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