Page 24 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
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Outra importante estratégia diz respeito a demonstrações a partir do uso de
ferramentas tecnológicas - simuladores. Dentre elas, destacamos:
1. Casa das Ciências > Recursos Educativos > Introdução às Ciências e Astronomia.
Disponível em: https://www.casadasciencias.org/
2. Phet Colorado Interactive Simulations. Disponível em: https://phet.colorado.edu/
3. SESI Educação > Recursos > Simuladores. Disponível em: https://sesieducacao.
com.br/brasil/lista.php?id=518&pg=Simuladores
4. Multi Rio > Aba Jogos Educativos. Disponível em: http://www.multirio.rj.gov.br/
Por fim, o processo de desenho científico pode auxiliar a visualização molecular
da distribuição da massa (matéria) em determinado espaço (volume).
Fonte da imagem: Ava UENF.
Disponível em: https://ead.uenf.br/moodle/mod/page/view.php?id=791
3.1.2 Propriedades dos materiais
Para o trabalho sobre as propriedades dos materiais nos Anos Iniciais, podemos
utilizar diversas demonstrações de fenômenos, observações com base no senso
comum, utilização de vídeos, simuladores e experimentos diversos. As transfor-
mações sofridas por materiais e substâncias fazem parte da gama de fenômenos
apresentados em Ciências da Natureza e são divididos em:
Fenômenos Químicos: aqueles em que se observa alteração da natureza da ma-
téria, ou seja, sua composição. Ex.: queima de carvão, azedamento do leite, ali-
mento decompondo-se no lixo, lata enferrujando.
Fenômenos Físicos: aqueles decorrentes de alteração na estrutura do objeto.
Incluem: tamanho, forma, aparência, estado físico. Ex.: ferver água, dissolver
açúcar no café, amassar um papel, aquecer uma panela.
É importante que o estudante possa contribuir com ideias e construa hipóteses
que relacionem os conceitos, procedimentos e atitudes relacionados à temática.
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