Page 35 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
P. 35

3.3.2 Som e frequência
          Para trabalhar com som e frequência estima-se o trabalho interdisciplinar com
          arte, matemática e as ciências humanas, bem como a manipulação de diferentes
          aparatos para testagem. Portanto, novamente a investigação e experimentação
          serão preponderantes para a testagem de hipóteses e construções dos estudantes.
          O processo investigativo a partir de diferentes materiais pode contribuir para a
          exploração da temática. A tabela abaixo reúne possíveis indagações e anotações
          que os estudantes podem realizar:

               Objeto     Material  Houve vibração   Som forte ou fraco?   Som grave ou
                                                           agudo?
                         (do que é feito?)  visível ao bater?  (intensidade)
                                                          (frequência)
              Bebedouro
             Mesa (carteira)
               Caderno
           Trave do gol (quadra)
             Copo de vidro
                Etc.
          A Nova Escola sugere em seu website um experimento sobre “Audição às escuras”
          (vide imagem abaixo).




















                            Fonte: Nova Escola, Plano de aula: O som em diferentes materiais
                                      Plano 2 de 5, 3º ano, Ciências, Matéria e Energia
          Mais sobre esse plano de aula pode ser acessado em:
          https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/3ano/ciencias/o-som-
          -em-diferentes-materiais/1792
          Outra possibilidade para investigação pode ser acessada em: https://4four.io/




           34  Guia de práticas em Ciências da Natureza para os Anos Iniciais
   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40