Page 35 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
P. 35
3.3.2 Som e frequência
Para trabalhar com som e frequência estima-se o trabalho interdisciplinar com
arte, matemática e as ciências humanas, bem como a manipulação de diferentes
aparatos para testagem. Portanto, novamente a investigação e experimentação
serão preponderantes para a testagem de hipóteses e construções dos estudantes.
O processo investigativo a partir de diferentes materiais pode contribuir para a
exploração da temática. A tabela abaixo reúne possíveis indagações e anotações
que os estudantes podem realizar:
Objeto Material Houve vibração Som forte ou fraco? Som grave ou
agudo?
(do que é feito?) visível ao bater? (intensidade)
(frequência)
Bebedouro
Mesa (carteira)
Caderno
Trave do gol (quadra)
Copo de vidro
Etc.
A Nova Escola sugere em seu website um experimento sobre “Audição às escuras”
(vide imagem abaixo).
Fonte: Nova Escola, Plano de aula: O som em diferentes materiais
Plano 2 de 5, 3º ano, Ciências, Matéria e Energia
Mais sobre esse plano de aula pode ser acessado em:
https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/3ano/ciencias/o-som-
-em-diferentes-materiais/1792
Outra possibilidade para investigação pode ser acessada em: https://4four.io/
34 Guia de práticas em Ciências da Natureza para os Anos Iniciais