Page 39 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
P. 39

4.2 Ensino por investigação
          Para organizar o ensino por investigação é importante partir do envolvimento
          dos estudantes nas práticas (seja de escopo aberto ou não) desde a delimitação
          temática a partir de perguntas disparadoras, até a conclusão com base nas testa-
          gens e evidências coletadas. Assim, propõe-se as etapas a seguir:













          Batistoni et. al. (2018, p. 907) apontam que:
                      “(...) o ensino por investigação pode ser planejado e implemen-
                      tado com diferentes níveis de abertura, o que atribui aos estu-
                      dantes maior ou menor autonomia para conduzir as etapas do
                      processo investigativo e, consequentemente, pode influenciar

                      sua capacidade de promover o aprendizado dos aspectos epistê-
                      micos e sociais da ciência.”
          Para os Anos Iniciais no Marista Centro-Norte, sugerimos que a investigação
          científica seja pautada no incentivo à curiosidade e baseada na elaboração de ar-

          gumentos e na oralidade – a organização do pensamento e expressão da compre-
          ensão serão preponderantes para o sucesso dos nossos estudantes. Contribuindo
          para o engajamento nas práticas empíricas e oportunizando o letramento cientí-

          fico, é importante permitir que o estudante tente por si só buscar as soluções para
          a problematização – o erro faz parte da aprendizagem e o professor-mediador não
          precisa ter todas as respostas durante o desenvolvimento do projeto. 2
          4.3 Aprendizagem baseada em problemas – ABP
          A aprendizagem baseada em problemas (em inglês PBL – problem based learning)
          oportuniza o trabalho curricular a partir de problemas apresentados aos
          estudantes de forma a garantir uma aprendizagem significativa e articulada nos

          cenários de suas vidas cotidianas.





          2   Sugerimos a leitura das Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza como contribuição
            essencial para o desenvolvimento do ensino por investigação. Material disponível em: https://diretrizescurri-
            culares.marista.edu.br/ciencias-natureza/index.html


           38  Guia de práticas em Ciências da Natureza para os Anos Iniciais
   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44