Page 39 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
P. 39
4.2 Ensino por investigação
Para organizar o ensino por investigação é importante partir do envolvimento
dos estudantes nas práticas (seja de escopo aberto ou não) desde a delimitação
temática a partir de perguntas disparadoras, até a conclusão com base nas testa-
gens e evidências coletadas. Assim, propõe-se as etapas a seguir:
Batistoni et. al. (2018, p. 907) apontam que:
“(...) o ensino por investigação pode ser planejado e implemen-
tado com diferentes níveis de abertura, o que atribui aos estu-
dantes maior ou menor autonomia para conduzir as etapas do
processo investigativo e, consequentemente, pode influenciar
sua capacidade de promover o aprendizado dos aspectos epistê-
micos e sociais da ciência.”
Para os Anos Iniciais no Marista Centro-Norte, sugerimos que a investigação
científica seja pautada no incentivo à curiosidade e baseada na elaboração de ar-
gumentos e na oralidade – a organização do pensamento e expressão da compre-
ensão serão preponderantes para o sucesso dos nossos estudantes. Contribuindo
para o engajamento nas práticas empíricas e oportunizando o letramento cientí-
fico, é importante permitir que o estudante tente por si só buscar as soluções para
a problematização – o erro faz parte da aprendizagem e o professor-mediador não
precisa ter todas as respostas durante o desenvolvimento do projeto. 2
4.3 Aprendizagem baseada em problemas – ABP
A aprendizagem baseada em problemas (em inglês PBL – problem based learning)
oportuniza o trabalho curricular a partir de problemas apresentados aos
estudantes de forma a garantir uma aprendizagem significativa e articulada nos
cenários de suas vidas cotidianas.
2 Sugerimos a leitura das Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza como contribuição
essencial para o desenvolvimento do ensino por investigação. Material disponível em: https://diretrizescurri-
culares.marista.edu.br/ciencias-natureza/index.html
38 Guia de práticas em Ciências da Natureza para os Anos Iniciais