Page 42 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
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4.4 Sala de aula invertida
                    Nessa metodologia, a inversão da organização da aula é a premissa principal.
                    De maneira tradicional temos a apropriação de saberes basilares (pensamento
                    de ordem inferior da taxonomia de Bloom) ocorrendo em sala de aula, enquanto
                    processos de maior aprofundamento cognitivo ocorrem quando o estudante está
                    realizando trabalhos e/ou atividades em sua casa (tarefas).
                    Ao utilizar a metodologia da sala de aula invertida, o estudante compreende,
                    entende, memoriza e elabora perguntas em casa a partir de uma leitura autônoma
                    de materiais diversos e, no espaçotempo da sala de aula analisa, avalia, cria e or-
                    ganiza os conhecimentos (conceitos, procedimentos e atitudes) junto aos pares e
                    com a mediação do professor.
                    É importante ter atenção redobrada para que a leitura e o estudo realizados em
                    casa não ultrapassem e a maturidade cognitiva e interpretativa dos estudantes.
                    Dessa forma, a sala de aula invertida promove a elaboração de saberes e organi-
                    zação didática a partir da condução do olhar do estudante para o tema/ problema
                    ou atividade proposta.

















                                                      Fonte da imagem: Blog Mundo Maker.
                     Disponível em: https://www.mundomaker.cc/novos-mtodos-de-ensino-a-teoria-da-sala-de-
                                           -aula-invertida-e-sua-reinverso/ Acesso em 03 set. 2021
                    4.5 Rotação por estações
                    Para a metodologia de rotação por estações, o docente deverá propor diferen-
                    tes atividades relacionadas com a temática e a(s) habilidade(s) que pretende de-
                    senvolver. Dessa forma, todas as estações planejadas devem propor temas com
                    começo, meio e fim, de forma que os estudantes façam as entregas previstas no
                    tempo designado.
                    É importante aqui lembrar que essa metodologia requer modelagem e atenção
                    ao produto e às aptidões dos estudantes. De forma a exemplificar a metodologia,
                    temos:



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