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4.4 Sala de aula invertida
Nessa metodologia, a inversão da organização da aula é a premissa principal.
De maneira tradicional temos a apropriação de saberes basilares (pensamento
de ordem inferior da taxonomia de Bloom) ocorrendo em sala de aula, enquanto
processos de maior aprofundamento cognitivo ocorrem quando o estudante está
realizando trabalhos e/ou atividades em sua casa (tarefas).
Ao utilizar a metodologia da sala de aula invertida, o estudante compreende,
entende, memoriza e elabora perguntas em casa a partir de uma leitura autônoma
de materiais diversos e, no espaçotempo da sala de aula analisa, avalia, cria e or-
ganiza os conhecimentos (conceitos, procedimentos e atitudes) junto aos pares e
com a mediação do professor.
É importante ter atenção redobrada para que a leitura e o estudo realizados em
casa não ultrapassem e a maturidade cognitiva e interpretativa dos estudantes.
Dessa forma, a sala de aula invertida promove a elaboração de saberes e organi-
zação didática a partir da condução do olhar do estudante para o tema/ problema
ou atividade proposta.
Fonte da imagem: Blog Mundo Maker.
Disponível em: https://www.mundomaker.cc/novos-mtodos-de-ensino-a-teoria-da-sala-de-
-aula-invertida-e-sua-reinverso/ Acesso em 03 set. 2021
4.5 Rotação por estações
Para a metodologia de rotação por estações, o docente deverá propor diferen-
tes atividades relacionadas com a temática e a(s) habilidade(s) que pretende de-
senvolver. Dessa forma, todas as estações planejadas devem propor temas com
começo, meio e fim, de forma que os estudantes façam as entregas previstas no
tempo designado.
É importante aqui lembrar que essa metodologia requer modelagem e atenção
ao produto e às aptidões dos estudantes. De forma a exemplificar a metodologia,
temos:
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