Page 46 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
P. 46
LOPES, R. M., Alves, N. G., PIERINI, M. F., & SILVA FILHO, M. V. (2019). Carac-
terísticas gerais da aprendizagem baseada em problemas. AUTORES
(MINICURRÍCULO), 45. Disponível em: https://cienciaimago.com/livro/aprendi-
zagem_baseada_em_problemas.pdf#page=45 Acesso em 6 set. 2021.
MACHADO, C. M. C. (1987). Linguagem científica e ciência. Cadernos de Ciência
& Tecnologia, 4(3), 333-341.
Matrizes curriculares de educação básica do Brasil Marista: área de ciências da
natureza e suas tecnologias / [organizador] União Marista do Brasil. 3. ed. Curi-
tiba. PUCPRESS, 2019.
MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias con-
temporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações
jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015.
MOREIRA, M. A.; O que é afinal aprendizagem significativa? Revista Cultural La
Laguna Espanha, 2012. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.
pdf. Acesso em: 25 de out. de 2021.
NASCIMENTO, F. do; FERNANDES, H. L.; MENDONÇA, V. M. de. O ensino de ci-
ências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HIS-
TEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 39, p. 225–249, 2012. Disponível em: ht-
tps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639728.
Acesso em: 27 out. 2021.
RAMOS, E. D. S. B., & SILVA-FORSBERG, M. C.; Contribuições da metacognição
para a formação de professores que ensinam Ciências nos anos iniciais. Anais
do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 1-7. 2019.
RODRIGUEZ, J. et al.; ¿Cómo enseñar? (1995) Hacia una definición de las estratégias
de enseñanza por investigación. Investigación em la escuela, n. 25.
ZÔMPERO, A. F., & LABURÚ, C. E. (2011). Atividades investigativas no ensino
de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Ensaio Pesquisa em
Educação em Ciências (Belo Horizonte), 13(3), 67-80.
WEISZ, T. As contribuições da psicogênese da língua escrita e algumas reflexões
sobre a prática educativa de alfabetização, in Cenp. Ciclo básico em jornada
única; uma nova concepção de trabalho pedagógico. São Paulo, FDE, 1988, v.1.
Guia de práticas em Ciências da Natureza para os Anos Iniciais 45