Page 41 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
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Organizar as problemáticas a partir de contextos interdisciplinares é fundamental
          para um bom andamento da ABP. A título de exemplo, apresentamos a abordagem
          a seguir:
           Projeto: saúde auditiva e visual
           3º ano EFAI
           ABP Interdisciplinar: Ciências, Educação Física e Matemática
           Habilidades trabalhadas:
           (EF03CI03) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as
           condições do ambiente em termos de som e luz.
           (EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a
           decomposição de número natural de até quatro ordens.
           (EF12EF03) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do
           contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.
           Problema: Em nossa escola as aulas de Educação Física são realizadas em quadras muito próximas às salas
           de aula. Assim, muitas vezes, o barulho produzido pelos jogos e brincadeiras realizados atrapalha o
           momento de leitura e de fala do(a) professor(a). A partir dessa temática, reflita:
           1. Como o volume do som pode afetar nossa audição à longo prazo?
           2. O que podemos fazer para evitar a chegada do som em alto volume na sala de aula?
           3. Que tipos de barreiras sonoras existem em nosso espaço compartilhado?
           4. Quais experimentações podemos realizar para testar a passagem do som?
           5. Como podemos calcular a altura de um som?
           Momento 1
           Em trios os estudantes organizarão hipóteses e dialogarão sobre o tema/perguntas. Os registros serão
           realizados em cartaz colaborativo (opção de uso do padlet para momentos remotos de aprendizagem).
           É importante permitir a organização dos estudantes e orientar para que o registro seja realizado
           corretamente (pode-se utilizar imagens, desenhos, escrita independente, etc.)
           Momento 2
           A partir de arranjos de práticas que permitam a testagem de diferentes barreiras sonoras (aplicação em
           laboratório, na quadra de esportes ou em sala), promover a pesquisa, leitura e participação dos grupos.
           O professor pode realizar leituras de livros (sugestão: “Como o som é produzido” Ed, Callis ISBN:
           9788574167336), organização de atividades em modelo rotação por estações (Ex: estação 1 – vídeo
           da plataforma Sou Iônica sobre som e imagem; estação 2 – imagética: leitura de imagens sobre som e
           definições para correspondência; estação 3 – testagem de sons a partir da ferramenta: https://4four.io/;
           estação 4 – realização e atividades SE), realização e pesquisas de campo, dentre outras possibilidades.
           Momento 3
           Partilha das descobertas, amarração conceitual com mediação do(a) professor(a), montagem de
           cartazes e banners, uso de elementos visuais para registro. Apresentação de possíveis soluções.
           Organização final possível:
           1. Problema não-resolvido: Discussão e avaliação de outras possibilidades;
           2. Problema resolvido: Conclusão e fechamento das atividades.
           Pontos-chave da ABP:
           - Promove criticidade;
           - Participação ativa de todos (momentos individuais e em grupo);
           - Observa a possibilidade de tomadas de decisão dos estudantes ao longo do processo;
           - Problema que espelha a vida real;
           - Estudantes conduzem as possibilidades de hipóteses para a questão;
           - Direcionamento da aprendizagem (não engessamento).


           Livro sugerido: Como o som é produzido. Autor: Sung Nam
           Knag. Ed, Callis ISBN: 9788574167336







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