Page 41 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
P. 41
Organizar as problemáticas a partir de contextos interdisciplinares é fundamental
para um bom andamento da ABP. A título de exemplo, apresentamos a abordagem
a seguir:
Projeto: saúde auditiva e visual
3º ano EFAI
ABP Interdisciplinar: Ciências, Educação Física e Matemática
Habilidades trabalhadas:
(EF03CI03) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as
condições do ambiente em termos de som e luz.
(EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a
decomposição de número natural de até quatro ordens.
(EF12EF03) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do
contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.
Problema: Em nossa escola as aulas de Educação Física são realizadas em quadras muito próximas às salas
de aula. Assim, muitas vezes, o barulho produzido pelos jogos e brincadeiras realizados atrapalha o
momento de leitura e de fala do(a) professor(a). A partir dessa temática, reflita:
1. Como o volume do som pode afetar nossa audição à longo prazo?
2. O que podemos fazer para evitar a chegada do som em alto volume na sala de aula?
3. Que tipos de barreiras sonoras existem em nosso espaço compartilhado?
4. Quais experimentações podemos realizar para testar a passagem do som?
5. Como podemos calcular a altura de um som?
Momento 1
Em trios os estudantes organizarão hipóteses e dialogarão sobre o tema/perguntas. Os registros serão
realizados em cartaz colaborativo (opção de uso do padlet para momentos remotos de aprendizagem).
É importante permitir a organização dos estudantes e orientar para que o registro seja realizado
corretamente (pode-se utilizar imagens, desenhos, escrita independente, etc.)
Momento 2
A partir de arranjos de práticas que permitam a testagem de diferentes barreiras sonoras (aplicação em
laboratório, na quadra de esportes ou em sala), promover a pesquisa, leitura e participação dos grupos.
O professor pode realizar leituras de livros (sugestão: “Como o som é produzido” Ed, Callis ISBN:
9788574167336), organização de atividades em modelo rotação por estações (Ex: estação 1 – vídeo
da plataforma Sou Iônica sobre som e imagem; estação 2 – imagética: leitura de imagens sobre som e
definições para correspondência; estação 3 – testagem de sons a partir da ferramenta: https://4four.io/;
estação 4 – realização e atividades SE), realização e pesquisas de campo, dentre outras possibilidades.
Momento 3
Partilha das descobertas, amarração conceitual com mediação do(a) professor(a), montagem de
cartazes e banners, uso de elementos visuais para registro. Apresentação de possíveis soluções.
Organização final possível:
1. Problema não-resolvido: Discussão e avaliação de outras possibilidades;
2. Problema resolvido: Conclusão e fechamento das atividades.
Pontos-chave da ABP:
- Promove criticidade;
- Participação ativa de todos (momentos individuais e em grupo);
- Observa a possibilidade de tomadas de decisão dos estudantes ao longo do processo;
- Problema que espelha a vida real;
- Estudantes conduzem as possibilidades de hipóteses para a questão;
- Direcionamento da aprendizagem (não engessamento).
Livro sugerido: Como o som é produzido. Autor: Sung Nam
Knag. Ed, Callis ISBN: 9788574167336
40 Guia de práticas em Ciências da Natureza para os Anos Iniciais