Page 13 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
P. 13

1.3.2 Linguagem Científica
          A comunicação científica é parte essencial da abordagem do ensino das Ciências
          da Natureza e corresponde ao desejo e necessidade de compreender as especifi-
          cidades desse componente curricular na Educação Básica. Para Machado (1987),
          a linguagem científica é apresentada como um instrumento que opera a transpa-
          rência de uma realidade empírica e isenta: a realidade da ciência. Para a autora,
          a linguagem deve demonstrar o fazer ciência, de forma a apresentar um produto
          imparcial, ausente de emoções, despersonalizado e baseado em evidências.
          É necessário destacar que, em especial nos dois primeiros anos da escolarida-
          de básica, em que se investe prioritariamente no processo de alfabetização das
          crianças, as habilidades de Ciências buscam propiciar um contexto adequado
          para a ampliação dos contextos de letramento (BNCC, 2019, p. 331).
          Termos e nomenclaturas próprios do componente curricular devem ser trabalhados
          com os estudantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir da rotina em
          sala. Os estudantes podem desenvolver diários de bordo, glossários e murais de
          termos científicos como forma de dominar a linguagem intrínseca desse compo-
          nente. A abordagem do docente deve estar alinhada à utilização dos termos de
          forma a ampliar o vocabulário dos estudantes.
          Exemplo 1: Elaboração de dicionário astronômico (3º ano EFAI)












                                              Fonte: Prof. Joabson Pereira (2018)
                               Descobertas do 3º ano "E" - Escola Municipal Mariana Amália
                        (Disponível em: http://descobertasdoterceiroano.blogspot.com/2018/06/
                          confeccao-do-dicionario-astronomico.html. Acesso em 26 ago. 2021)
















           12  Guia de práticas em Ciências da Natureza para os Anos Iniciais
   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18