Page 13 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
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1.3.2 Linguagem Científica
A comunicação científica é parte essencial da abordagem do ensino das Ciências
da Natureza e corresponde ao desejo e necessidade de compreender as especifi-
cidades desse componente curricular na Educação Básica. Para Machado (1987),
a linguagem científica é apresentada como um instrumento que opera a transpa-
rência de uma realidade empírica e isenta: a realidade da ciência. Para a autora,
a linguagem deve demonstrar o fazer ciência, de forma a apresentar um produto
imparcial, ausente de emoções, despersonalizado e baseado em evidências.
É necessário destacar que, em especial nos dois primeiros anos da escolarida-
de básica, em que se investe prioritariamente no processo de alfabetização das
crianças, as habilidades de Ciências buscam propiciar um contexto adequado
para a ampliação dos contextos de letramento (BNCC, 2019, p. 331).
Termos e nomenclaturas próprios do componente curricular devem ser trabalhados
com os estudantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir da rotina em
sala. Os estudantes podem desenvolver diários de bordo, glossários e murais de
termos científicos como forma de dominar a linguagem intrínseca desse compo-
nente. A abordagem do docente deve estar alinhada à utilização dos termos de
forma a ampliar o vocabulário dos estudantes.
Exemplo 1: Elaboração de dicionário astronômico (3º ano EFAI)
Fonte: Prof. Joabson Pereira (2018)
Descobertas do 3º ano "E" - Escola Municipal Mariana Amália
(Disponível em: http://descobertasdoterceiroano.blogspot.com/2018/06/
confeccao-do-dicionario-astronomico.html. Acesso em 26 ago. 2021)
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