Page 8 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
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Capítulo 1
Ciências da Natureza e suas Tecnologias sob a ótica da Matrizes Curricu-
lares de Educação Básica do Brasil Marista
O componente curricular de Ciências da Natureza destaca-se na Educação Básica
como elemento necessário para o amadurecimento cognitivo dos estudantes com
relação ao mundo que os cerca, aos fenômenos observáveis e, também contribui
significativamente para a tomada de decisões conscientes pautadas em princípios
sustentáveis e do bem comum. A BNCC explicita:
Portanto, ao longo do Ensino Fundamental, a área de Ciências da
Natureza tem um compromisso com o desenvolvimento do letra-
mento científico, que envolve a capacidade de compreender e inter-
pretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também de trans-
formá-lo com base nos aportes teóricos e processuais das ciências.
(BNCC, 2018, p. 321)
Dessa forma, torna-se fundamental a abordagem curricular a partir de problema-
tizações, de forma que os estudantes possam estruturar as demandas, avaliar os
dados e evidências apresentados, planejar investigações e, assim, propor hipó-
teses coerentes para desenvolver soluções cabíveis. Desenha-se, portanto, uma
metodologia investigativa que utiliza ferramentas, saberes, atitudes e valores
que serão mobilizados no decorrer do desenvolvimento da ação de intervenção.
Para os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a proposta de
aprendizagem a partir de situações desafiadoras apresenta a oportunidade de
ação, interação e compreensão de seu papel na comunidade local, em sua região
e promove o olhar para os impactos globais da atuação dos seres humanos em
nosso planeta.
Em alinhamento com a BNCC, a Matriz Curricular de Educação Básica do Brasil
Marista contempla três unidades temáticas que se repetem ao longo de todo
o Ensino Fundamental, a saber: Matéria e Energia, Vida e Evolução e Terra e
Universo. O estudante deverá participar e vivenciar o processo de aprendizagem
de forma a ampliar sua curiosidade, apresentar conhecimentos prévios e desen-
volver postura crítica e ética, exercendo o seu protagonismo ao longo de toda a
sua trajetória escolar.
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