Page 8 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
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Capítulo 1



                    Ciências da Natureza e suas Tecnologias sob a ótica da Matrizes Curricu-
                    lares de Educação Básica do Brasil Marista
                    O componente curricular de Ciências da Natureza destaca-se na Educação Básica
                    como elemento necessário para o amadurecimento cognitivo dos estudantes com
                    relação ao mundo que os cerca, aos fenômenos observáveis e, também contribui
                    significativamente para a tomada de decisões conscientes pautadas em princípios
                    sustentáveis e do bem comum. A BNCC explicita:
                               Portanto, ao longo do Ensino Fundamental, a área de Ciências da
                               Natureza tem um compromisso com o desenvolvimento do letra-
                               mento científico, que envolve a capacidade de compreender e inter-
                               pretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também de trans-
                               formá-lo com base nos aportes teóricos e processuais das ciências.
                                                             (BNCC, 2018, p. 321)
                    Dessa forma, torna-se fundamental a abordagem curricular a partir de problema-
                    tizações, de forma que os estudantes possam estruturar as demandas, avaliar os
                    dados e evidências apresentados, planejar investigações e, assim, propor hipó-
                    teses coerentes para desenvolver soluções cabíveis. Desenha-se, portanto, uma
                    metodologia investigativa que utiliza ferramentas, saberes, atitudes e valores
                    que serão mobilizados no decorrer do desenvolvimento da ação de intervenção.
                    Para os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a proposta de
                    aprendizagem a partir de situações desafiadoras apresenta a oportunidade de
                    ação, interação e compreensão de seu papel na comunidade local, em sua região
                    e promove o olhar para os impactos globais da atuação dos seres humanos em
                    nosso planeta.
                    Em alinhamento com a BNCC, a Matriz Curricular de Educação Básica do Brasil
                    Marista contempla três unidades temáticas que se repetem ao longo de todo
                    o Ensino Fundamental, a saber: Matéria e Energia, Vida e Evolução e Terra e
                    Universo. O estudante deverá participar e vivenciar o processo de aprendizagem
                    de forma a ampliar sua curiosidade, apresentar conhecimentos prévios e desen-
                    volver postura crítica e ética, exercendo o seu protagonismo ao longo de toda a
                    sua trajetória escolar.













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