Page 4 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
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Sumário
Capítulo 1 - Ciências da Natureza e suas Tecnologias sob a ótica da Matrizes Curri-
culares de Educação Básica do Brasil Marista ......................................................7
1.1 A Pedagogia marista para uma aprendizagem significativa ........................................8
1.2 Estratégias para a aprendizagem ...............................................................................9
1.3 Os eixos estruturantes da área de Ciências da Natureza ...........................................11
1.3.1 Investigação cientifica .........................................................................................11
1.3.2 Linguagem Científica ...........................................................................................12
1.3.3 Contextualização sócio-histórica e cultural .........................................................13
1.3.4 Metacognição e aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza .......................15
Capítulo 2 - A aprendizagem por competências e habilidades em Ciências da
Natureza ..............................................................................................16
Capítulo 3 -Explorando as unidades temáticas em Ciências da Natureza para os
Anos Iniciais .............................................................................................. 21
3.1 Unidade Matéria e Energia .......................................................................................21
3.1.1 Características dos materiais ...............................................................................21
3.1.2 Propriedade dos materiais ...................................................................................23
3.1.3. O ciclo hidrológico ...............................................................................................25
3.2 Unidade Vida e Evolução .........................................................................................25
3.2.1 O corpo humano ...................................................................................................26
3.2.2 A fotossíntese .......................................................................................................29
3.2.3 Os animais ............................................................................................................30
3.2.4 Cadeia alimentar e fluxo de energia ......................................................................31
3.2.5 O ciclo de vida dos animais e plantas .....................................................................31
3.3. Unidade Terra e Universo ........................................................................................32
3.3.1 Rotação terrestre e fases da lua .............................................................................33
3.3.2 Som e frequência ..................................................................................................34
3.3.3 Luz e luz visível.....................................................................................................35
Capítulo 4 - Metodologias e possibilidades para os Anos Iniciais ........................36
4.1 Educação maker ......................................................................................................36
4.2 Ensino por investigação ..........................................................................................38
4.3 Aprendizagem baseada em problemas – ABP ...........................................................38
4.4 Sala de aula invertida...............................................................................................41
4.5 Rotação por estações ..............................................................................................41
Considerações Finais .........................................................................................44
Referências Bibliográficas .................................................................................44