Page 4 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
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Sumário


                    Capítulo 1 - Ciências da Natureza e suas Tecnologias sob a ótica da Matrizes Curri-
                    culares de Educação Básica do Brasil Marista ......................................................7
                     1.1 A Pedagogia marista para uma aprendizagem significativa ........................................8
                     1.2 Estratégias para a aprendizagem ...............................................................................9
                     1.3 Os eixos estruturantes da área de Ciências da Natureza ...........................................11
                     1.3.1 Investigação cientifica  .........................................................................................11
                     1.3.2 Linguagem Científica ...........................................................................................12
                     1.3.3 Contextualização sócio-histórica e cultural .........................................................13
                     1.3.4 Metacognição e aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza .......................15
                    Capítulo 2 - A aprendizagem por competências e habilidades em Ciências da
                    Natureza ..............................................................................................16
                    Capítulo 3 -Explorando as unidades temáticas em Ciências da Natureza para os
                    Anos Iniciais .............................................................................................. 21
                     3.1 Unidade Matéria e Energia .......................................................................................21
                     3.1.1 Características dos materiais  ...............................................................................21
                     3.1.2 Propriedade dos materiais  ...................................................................................23
                     3.1.3. O ciclo hidrológico ...............................................................................................25
                     3.2 Unidade Vida e Evolução .........................................................................................25
                     3.2.1 O corpo humano ...................................................................................................26
                     3.2.2 A fotossíntese .......................................................................................................29
                     3.2.3 Os animais ............................................................................................................30
                     3.2.4 Cadeia alimentar e fluxo de energia ......................................................................31
                     3.2.5 O ciclo de vida dos animais e plantas .....................................................................31
                     3.3. Unidade Terra e Universo ........................................................................................32
                     3.3.1 Rotação terrestre e fases da lua .............................................................................33
                     3.3.2 Som e frequência ..................................................................................................34
                     3.3.3 Luz e luz visível.....................................................................................................35

                    Capítulo 4 - Metodologias e possibilidades para os Anos Iniciais ........................36
                     4.1 Educação maker ......................................................................................................36
                     4.2 Ensino por investigação ..........................................................................................38
                     4.3 Aprendizagem baseada em problemas – ABP ...........................................................38
                     4.4 Sala de aula invertida...............................................................................................41
                     4.5 Rotação por estações  ..............................................................................................41
                    Considerações Finais .........................................................................................44
                    Referências Bibliográficas .................................................................................44
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