Page 32 - Formação Docente
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Após a definição de um projeto, é necessário que haja um orientador, que monito-
ra o progresso do projeto e a aprendizagem individual dos estudantes envolvidos
(FERNANDES, FLORES, LIMA, 2012). Essa metodologia implica etapas de refle-
xão, revisão de rotas e aprimoramento das ideias sugeridas, por isso o estabeleci-
mento de um cronograma específico é fundamental. Além disso, a aprendizagem
baseada em projetos pressupõe gerar um produto, que pode ser, por exemplo, um
portfólio, um documento norteador, um vídeo informativo, entre outros. No con-
texto da formação continuada docente, essa metodologia contribui na elaboração
de um novo processo e na investigação de questões interdisciplinares.
Assim, a formação continuada voltada para a aplicação das Metodologias Ativas
contribui com a compreensão sobre a utilização de estratégias que colocam o es-
tudante como o principal protagonista da sua própria aprendizagem. O suporte ao
fazer pedagógico do professor necessita responder às demandas da sociedade atu-
al e às diversas linguagens dos estudantes para uma aprendizagem significativa.
A perspectiva é que esses conceitos sejam aplicados na elaboração do Programa
Anual de Formação Continuada Docente:
Quadro 16: Conceitos e metodologias para a Formação Continuada Docente
Fonte: Coordenação Educacional/GSE, 2020.
2.3 AÇÃO EVANGELIZADORA
Conforme o Projeto Educativo do Brasil Marista (2010, p.36), “evangelizar é mis-
são a ser assumida por todo cristão, portanto, somos todos convocados a ser pre-
sença evangelizadora, colocando Jesus Cristo como centro sobre o qual se funda-
mentam os nossos valores e nossas ações. ”
A missão educativa do Marista Centro-Norte fundamenta-se “na compreensão
da escola e do ofício de ensinar como meios privilegiados de evangelizar” (UM-
BRASIL, 2010, p. 31), conforme preconizou Marcelino Champagnat. É este o en-
32 Diretrizes Para a Formação Continuada Docente