Page 33 - Formação Docente
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tendimento que dá sustentação e legitimidade à finalidade do Instituto, no seu
                    propósito de “tornar Jesus Cristo conhecido e amado”, formando “bons cristãos e
                    virtuosos cidadãos. ”
                    A sua ação evangelizadora entende a educação cristã em uma perspectiva que
                    considera três âmbitos principais: pessoa, comunidade educativa e sociedade.
                    Com isso, assume-se como foco evangelizador os sujeitos da unidade educacional
                    e o espaçotempo escolar, com a relação de ambos na constituição da sociedade.
                    Por esse motivo, a unidade educacional é compreendida como lugar de evangeli-
                    zação e, por extensão, de pastoral.
                               Um Colégio Marista é um centro de aprendizagem, de vida e de
                               evangelização. Como Escola Católica, é uma comunidade em
                               que fé, esperança e amor são vividos e comunicados, e na qual
                               os educandos, progressivamente, são iniciados no permanente
                               desafio de harmonizar fé, cultura e vida. Como Escola Católica
                               de tradição marista, adota a abordagem educativa de Marcelino
                               Champagnat para a educação das crianças e dos jovens, do jeito
                               de Maria. (MISSÃO EDUCATIVA MARISTA, n.126)
                    A condução da ação evangelizadora se dá, em grande parte, através do que de-
                    nominamos “currículo evangelizador”, através do qual os valores do Evangelho
                    e os princípios que norteiam o carisma marista se materializam, permitindo a
                    formação de sujeitos comprometidos com a construção de uma sociedade justa,
                    solidária e sustentável. Nessa perspectiva, ressalta-se a concepção norteadora
                    de evangelização, baseada na cultura cristã da vida e solidariedade, expressa na
                    Exortação Apostólica Evangelii Nutiandi:
                               [...] chegar a atingir e como que a modificar pela força do Evan-
                               gelho os critérios de julgar, os valores que contam, os centros de
                               interesse, as linhas de pensamento, as fontes inspiradoras e os
                               modelos de vida da humanidade, que se apresentam em contras-
                               te com a Palavra de Deus. (EN nº 19)
                    Mediante esse modo de pensar a evangelização como força evangélica que mo-
                    difica o sujeito na sua integralidade, faz-se necessária a conceituação de “currí-
                    culo evangelizador”, especialmente no que toca à identidade e missão da escola
                    católica na contemporaneidade, conforme nos apresenta o documento “Vão e
                    ensinem”, do Episcopado Latino-americano:
                               Desenvolvimento dos conteúdos culturais que são ordenados,
                               sistematizados e sequenciados para facilitar a transmissão no
                               decorrer dos diversos níveis do sistema educacional, mas que,
                               mantendo a fidelidade aos conhecimentos e ao saber, constrói




                                      Diretrizes Para a Formação Continuada Docente  33
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