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tendimento que dá sustentação e legitimidade à finalidade do Instituto, no seu
propósito de “tornar Jesus Cristo conhecido e amado”, formando “bons cristãos e
virtuosos cidadãos. ”
A sua ação evangelizadora entende a educação cristã em uma perspectiva que
considera três âmbitos principais: pessoa, comunidade educativa e sociedade.
Com isso, assume-se como foco evangelizador os sujeitos da unidade educacional
e o espaçotempo escolar, com a relação de ambos na constituição da sociedade.
Por esse motivo, a unidade educacional é compreendida como lugar de evangeli-
zação e, por extensão, de pastoral.
Um Colégio Marista é um centro de aprendizagem, de vida e de
evangelização. Como Escola Católica, é uma comunidade em
que fé, esperança e amor são vividos e comunicados, e na qual
os educandos, progressivamente, são iniciados no permanente
desafio de harmonizar fé, cultura e vida. Como Escola Católica
de tradição marista, adota a abordagem educativa de Marcelino
Champagnat para a educação das crianças e dos jovens, do jeito
de Maria. (MISSÃO EDUCATIVA MARISTA, n.126)
A condução da ação evangelizadora se dá, em grande parte, através do que de-
nominamos “currículo evangelizador”, através do qual os valores do Evangelho
e os princípios que norteiam o carisma marista se materializam, permitindo a
formação de sujeitos comprometidos com a construção de uma sociedade justa,
solidária e sustentável. Nessa perspectiva, ressalta-se a concepção norteadora
de evangelização, baseada na cultura cristã da vida e solidariedade, expressa na
Exortação Apostólica Evangelii Nutiandi:
[...] chegar a atingir e como que a modificar pela força do Evan-
gelho os critérios de julgar, os valores que contam, os centros de
interesse, as linhas de pensamento, as fontes inspiradoras e os
modelos de vida da humanidade, que se apresentam em contras-
te com a Palavra de Deus. (EN nº 19)
Mediante esse modo de pensar a evangelização como força evangélica que mo-
difica o sujeito na sua integralidade, faz-se necessária a conceituação de “currí-
culo evangelizador”, especialmente no que toca à identidade e missão da escola
católica na contemporaneidade, conforme nos apresenta o documento “Vão e
ensinem”, do Episcopado Latino-americano:
Desenvolvimento dos conteúdos culturais que são ordenados,
sistematizados e sequenciados para facilitar a transmissão no
decorrer dos diversos níveis do sistema educacional, mas que,
mantendo a fidelidade aos conhecimentos e ao saber, constrói
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