Page 29 - Formação Docente
P. 29
Relacionados ao planejamento educacional, destacamos a importância da aplica-
ção dos seguintes conceitos para a organização do Programa Anual de Formação
Continuada Docente: sequência didática e metodologias ativas.
2.2.1 SEQUÊNCIA DIDÁTICA
A sequência didática é uma estratégia que favorece a articulação entre objetivos
de aprendizagem, recursos e avaliação. O Projeto educativo Brasil Marista (União
Marista do Brasil, 2010, p. 84-5) a define:
A sequência didática é uma estratégia que favorece a interdis-
ciplinaridade, visto que os objetos de estudo estabelecem in-
terfaces com diversos contextos, situações, componentes cur-
riculares, etc. Ela permite levar em conta, ao mesmo tempo e
de maneira integrada, os conteúdos de ensino, os objetivos de
aprendizagem e a necessidade de variar os suportes, as ativida-
des, os exercícios e as práticas dominantes nas aulas. Facilita o
planejamento contínuo e a explicitação dos objetivos de apren-
dizagem.
Aplicadas ao processo de planejamento das formações docentes, as sequências
didáticas trazem qualidade pedagógica e clareza nas escolhas metodológicas.
Ainda sobre o planejamento, ele está imbuído de uma responsabilidade com a or-
ganização e a efetivação da proposta de atividades, de materializar as concepções
de ensino e de aprendizagem, de sensibilizar-se com a projeção do aprendizado
absorvido nas formações continuadas, de constituir instrumentos de reflexão so-
bre a prática, indicar rotas crescentes de aplicação do currículo, problematizar e
qualificar os processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação.
O Projeto Educativo do Brasil Marista opta pelo planejamento curricular comparti-
lhado, cuja dinâmica se faz no uso de diferentes linguagens, integrando conheci-
mentos e saberes, que são previamente selecionados. (UMBRASIL, 2010)
2.2.2 METODOLOGIAS ATIVAS
Diferente do ensino considerado “tradicional”, em que o estudante acompanha
as aulas e as exposições do professor, nos modelos de metodologias ativas, o es-
tudante é colocado como protagonista, ele é o personagem principal e o maior
responsável pelo seu processo de aprendizado.
No planejamento das formações docentes, reconhecemos a importância das meto-
dologias ativas para que os professores, assim como os estudantes, possam envol-
ver-se mais com os processos desenvolvidos em sala de aula e outros espaços edu-
cacionais, em vista de habilidades e aprendizados significativos para sua prática.
Diretrizes Para a Formação Continuada Docente 29