Page 29 - Formação Docente
P. 29

Relacionados ao planejamento educacional, destacamos a importância da aplica-
                    ção dos seguintes conceitos para a organização do Programa Anual de Formação
                    Continuada Docente: sequência didática e metodologias ativas.

                    2.2.1 SEQUÊNCIA DIDÁTICA
                    A sequência didática é uma estratégia que favorece a articulação entre objetivos
                    de aprendizagem, recursos e avaliação.  O Projeto educativo Brasil Marista (União
                    Marista do Brasil, 2010, p. 84-5) a define:
                               A sequência didática é uma estratégia que favorece a interdis-
                               ciplinaridade, visto que os objetos de estudo estabelecem in-
                               terfaces com diversos contextos, situações, componentes cur-
                               riculares, etc. Ela permite levar em conta, ao mesmo tempo e
                               de maneira integrada, os conteúdos de ensino, os objetivos de
                               aprendizagem e a necessidade de variar os suportes, as ativida-
                               des, os exercícios e as práticas dominantes nas aulas. Facilita o
                               planejamento contínuo e a explicitação dos objetivos de apren-
                               dizagem.
                    Aplicadas ao processo de planejamento das formações docentes, as sequências
                    didáticas trazem qualidade pedagógica e clareza nas escolhas metodológicas.
                    Ainda sobre o planejamento, ele está imbuído de uma responsabilidade com a or-
                    ganização e a efetivação da proposta de atividades, de materializar as concepções
                    de ensino e de aprendizagem, de sensibilizar-se com a projeção do aprendizado
                    absorvido nas formações continuadas, de constituir instrumentos de reflexão so-
                    bre a prática, indicar rotas crescentes de aplicação do currículo, problematizar e
                    qualificar os processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação.
                    O Projeto Educativo do Brasil Marista opta pelo planejamento curricular comparti-
                    lhado, cuja dinâmica se faz no uso de diferentes linguagens, integrando conheci-
                    mentos e saberes, que são previamente selecionados. (UMBRASIL, 2010)


                    2.2.2 METODOLOGIAS ATIVAS
                    Diferente do ensino considerado “tradicional”, em que o estudante acompanha
                    as aulas e as exposições do professor, nos modelos de metodologias ativas, o es-
                    tudante é colocado como protagonista, ele é o personagem principal e o maior
                    responsável pelo seu processo de aprendizado.
                    No planejamento das formações docentes, reconhecemos a importância das meto-
                    dologias ativas para que os professores, assim como os estudantes, possam envol-
                    ver-se mais com os processos desenvolvidos em sala de aula e outros espaços edu-
                    cacionais, em vista de habilidades e aprendizados significativos para sua prática.





                                      Diretrizes Para a Formação Continuada Docente  29
   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34