Page 27 - Formação Docente
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As etapas apresentadas devem ser seguidas periodicamente, conforme descrição:
1. Avaliação do Programa Anual de Formação Continuada Docente
Realizada no início, na metade e no término do ano letivo, de maneira que seja
possível identificar o andamento do Programa e as necessidades de ajustes. Em
cada período de avaliação podem ser usadas metodologias diferentes que con-
templem um objetivo específico, como formulário on-line, mapa mental, design
thinking, entre outros.
2. Levantamento das necessidades formativas
Em um diálogo entre equipes docente e técnica devem ser identificadas as neces-
sidades do Programa Anual de Formação Continuada Docente. Essas necessida-
des são buscadas na análise do momento institucional, por exemplo no resultado
de avaliações de larga escala, na utilização de um equipamento/espaço pedagógi-
co, uma demanda da região de questões ambientais, entre outros.
3. Eleição dos temas prioritários
A partir da identificação das necessidades formativas, são eleitos temas especí-
ficos que podem ser organizados por segmento. Por exemplo, a unidade educa-
cional identificou como necessidade formativa o aperfeiçoamento da utilização
do laboratório de matemática, em seguida, a equipe docente indica temas curri-
culares que desejam aprofundar nesse espaço. Outro exemplo: ao indicar como
necessidade formativa o uso de tecnologias digitais, grupos por segmento podem
eleger temas que esperam aprofundar.
4. Planejamento
Com a avaliação em mãos, as necessidades da unidade para aquele momento e os
temas prioritários eleitos, é hora de organizar o planejamento. Além do modelo
de cronograma apresentado no Anexo 2, devem ser elencados a seleção de mate-
rial de estudo, metodologias escolhidas e convidados por encontro (internos ou
externos).
5. Execução e monitoramento do processo
No decorrer do Programa Anual de Formação Continuada Docente devem ser rea-
lizados registros das formações realizadas, além do cuidado com o cumprimento
do cronograma e disposição dos materiais de estudo.
Para além das questões práticas, como divisão de horários, metodologias e recur-
sos, o Programa Anual de Formação Continuada Docente está pautado por prin-
cípios, reflexões e conceitos norteadores que fazem parte do Projeto Educativo do
Brasil Marista (União Marista do Brasil, 2010), são eles: planejamento, que inclui
a sequência didática e metodologias ativas; e ação evangelizadora. A Jornada Pas-
toral Pedagógica (JPP) e os Encontros semanais são apresentados como momen-
tos formativos do Programa Anual de Formação Continuada Docente.
Diretrizes Para a Formação Continuada Docente 27