Page 27 - Formação Docente
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As etapas apresentadas devem ser seguidas periodicamente, conforme descrição:
                    1. Avaliação do Programa Anual de Formação Continuada Docente
                    Realizada no início, na metade e no término do ano letivo, de maneira que seja
                    possível identificar o andamento do Programa e as necessidades de ajustes. Em
                    cada período de avaliação podem ser usadas metodologias diferentes que con-
                    templem um objetivo específico, como formulário on-line, mapa mental, design
                    thinking, entre outros.
                    2. Levantamento das necessidades formativas
                    Em um diálogo entre equipes docente e técnica devem ser identificadas as neces-
                    sidades do Programa Anual de Formação Continuada Docente. Essas necessida-
                    des são buscadas na análise do momento institucional, por exemplo no resultado
                    de avaliações de larga escala, na utilização de um equipamento/espaço pedagógi-
                    co, uma demanda da região de questões ambientais, entre outros.
                    3. Eleição dos temas prioritários
                    A partir da identificação das necessidades formativas, são eleitos temas especí-
                    ficos que podem ser organizados por segmento. Por exemplo, a unidade educa-
                    cional identificou como necessidade formativa o aperfeiçoamento da utilização
                    do laboratório de matemática, em seguida, a equipe docente indica temas curri-
                    culares que desejam aprofundar nesse espaço. Outro exemplo: ao indicar como
                    necessidade formativa o uso de tecnologias digitais, grupos por segmento podem
                    eleger temas que esperam aprofundar.
                    4. Planejamento
                    Com a avaliação em mãos, as necessidades da unidade para aquele momento e os
                    temas prioritários eleitos, é hora de organizar o planejamento. Além do modelo
                    de cronograma apresentado no Anexo 2, devem ser elencados a seleção de mate-
                    rial de estudo, metodologias escolhidas e convidados por encontro (internos ou
                    externos).
                    5. Execução e monitoramento do processo
                    No decorrer do Programa Anual de Formação Continuada Docente devem ser rea-
                    lizados registros das formações realizadas, além do cuidado com o cumprimento
                    do cronograma e disposição dos materiais de estudo.
                    Para além das questões práticas, como divisão de horários, metodologias e recur-
                    sos, o Programa Anual de Formação Continuada Docente está pautado por prin-
                    cípios, reflexões e conceitos norteadores que fazem parte do Projeto Educativo do
                    Brasil Marista (União Marista do Brasil, 2010), são eles: planejamento, que inclui
                    a sequência didática e metodologias ativas; e ação evangelizadora. A Jornada Pas-
                    toral Pedagógica (JPP) e os Encontros semanais são apresentados como momen-
                    tos formativos do Programa Anual de Formação Continuada Docente.





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