Page 31 - Formação Docente
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A PBL tem como inspiração os princípios da escola ativa, do mé-
todo científico, de um ensino integrado e integrador dos conte-
údos, dos ciclos de estudo e das diferentes áreas envolvidas, em
que os alunos aprendem a aprender e preparam-se para resolver
problemas relativos às suas profissões.
No caso da formação continuada docente, a aprendizagem baseada em problemas
pode ser utilizada ao transformar um tema de estudo em problema. Por exemplo,
em uma metodologia tradicional o tema “avaliação para alunos com necessidades
educacionais especiais” seria apresentado por meio de propostas prontas con-
cebidas por pesquisadores de instituições variadas; já na PBL o passo seguinte à
identificação do tema é a busca de hipóteses e elaboração de cronograma de estu-
dos pelos participantes para, posteriormente, a partir das informações coletadas
pelos próprios grupos, chegar a uma proposta.
A gamificação é outra metodologia ativa que tem sido discutida como possibi-
lidade de trabalho na educação. A utilização da linguagem dos games pode ser
trazida para a sala de aula, desde que articulada a conteúdos e intencionalidades
pedagógicas. A inserção do lúdico traz motivação e potencializa a aprendizagem.
Gamificação não é o mesmo que usar ou criar games com con-
texto social ou educacional, que não diversão e lazer. A isso cha-
mamos de Serious Games. A ideia principal da gamificação não
é trabalhar com games fechados, que são produtos e recursos
culturais em si, e sim incorporar os elementos da linguagem dos
games ao longo dos diversos processos, no nosso caso, nas estra-
tégias pedagógicas que visam à aprendizagem. (CAROLEI, TORI,
2014, p. 16)
Além do lúdico, a linguagem dos games traz estratégias que estimulam a partici-
pação dos estudantes: pontos de partida e final, desafios, regras, imersão no ima-
ginário do cenário gamificado, recompensa e feedback (CAROLEI, TORI, 2014).
Outra metodologia ativa é a aprendizagem baseada em projetos, que é desenvol-
vida a partir da escolha de um projeto que o grupo almeja realizar para a solução
de um problema ou investigação de determinado tema. Bacich e Moran, 2018, p.
17, destacam que:
Essa abordagem adota o princípio da aprendizagem colaborati-
va, baseada no trabalho coletivo. Buscam-se problemas extraí-
dos da realidade a partir da observação realizadas pelos alunos
dentro de uma comunidade. Ou seja, os alunos identificam os
problemas e buscam soluções para resolvê-los.
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