Page 36 - Formação Docente
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Ainda são objetivos específicos que, somando ao planejamento do ano, priorizam:
          •   Vivenciar o carisma e a espiritualidade que constituem a pedagogia marista;
          •   Integrar as diversas equipes que compõem a Unidade;
          •   Garantir formação dos novos colaboradores na missão e carisma marista;
          •   Desenvolver temáticas que assegurem elementos do carisma marista;
          •   Refletir sobre a avaliação da prática do ano anterior e planejamento do ano
              que se segue, além de analisar os resultados das avaliações em larga escala
              e processuais;
          •   Refletir sobre temas que proporcionem a construção do fazer pastoral-peda-
              gógico, aproximando teoria e prática;
          A organização e o planejamento da JPP são de responsabilidade das equipes dire-
          tiva, pastoral e técnico-pedagógica. Antes do início das aulas do segundo semes-
          tre, o planejamento apresentado no início do ano letivo, na JPP, deverá ser revisto
          com todos os professores, dando prosseguimento às atividades decorrentes das
          discussões e análises realizadas anteriormente, inclusive nos momentos sema-
          nais de formação.
          Com o início de uma jornada letiva, a equipe diretiva conduzirá o percurso de
          organização dos momentos de toda formação docente, considerando a escuta
          atenta às necessidades mapeadas e o objetivo principal de planejamento das
          atividades anuais. A análise e o acompanhamento das ações realizadas duran-
          te todo o ano indicarão os temas mais importantes a serem trabalhados com
          os professores.
          As perguntas sugeridas por PIMENTA e GHEDIN (2012, p.26), ao abordarem o
          ensino como uma prática reflexiva, despertam novas perspectivas para o pla-
          nejamento das formações: “que tipo de reflexão tem sido realizada pelos pro-
          fessores? As reflexões incorporam um processo de consciência das implicações
          sociais, econômicas e políticas da atividade de ensinar? Que condições têm os
          professores para refletir? ”. Os autores alertam para a importância de comporta-
          mentos e reflexões que propiciem mudanças institucionais e sociais a partir do
          fazer docente. E, para despertar um novo jeito de buscar conhecimento a partir do
          apoio institucional, da busca pessoal e da troca de experiências entre colegas do
          corpo docente.














           36  Diretrizes Para a Formação Continuada Docente
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