Page 40 - Formação Docente
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da educação na formação continuada docente está integrada às discussões do uso
das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação Básica.
Legalmente, o conceito de Educação a Distância (EaD) está definido no Decreto n.
5.622, de 19 de dezembro de 2005, pelo Ministério da Educação (BRASIL, 2005):
Para os fins deste Decreto, caracteriza-se a Educação a Distância
como modalidade educacional na qual a mediação didático-pe-
dagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a
utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação,
com estudantes e professores desenvolvendo atividades educati-
vas em lugares ou tempos diversos.
Dessa maneira, o formato de educação a distância pode ser um caminho para a
formação continuada docente, tendo como perspectiva a importância do con-
tínuo aprimoramento profissional. É no diálogo com essas discussões pedagó-
gicas contemporâneas, sempre à luz da herança de Champagnat, que o Marista
Centro-Norte, construiu sua dinâmica de formação docente com uma plataforma
própria – o Núcleo de Educação a Distância (NEaD).
3.1 A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO
CONTINUADA DOCENTE
Em consonância com os valores institucionais, o Marista Centro-Norte investe na
formação continuada de seus educadores em diferentes atuações, como o horário
de formação semanal, as jornadas pastoral-pedagógicas, os cursos oferecidos no
ambiente NEaD, entre outras iniciativas.
Os ganhos com a formação continuada docente são incomensuráveis, tanto para o
desenvolvimento pessoal e profissional do professor, da instituição em que atua,
quanto para seus estudantes. Seguir aperfeiçoando-se e refletindo sobre sua prá-
tica qualifica o professor e agrega valor à sua atuação. É importante considerar
que a formação continuada implica lidar com profissionais que estão em serviço,
o que significa disporem de tempo restrito para estudo, lazer e descanso.
A profissão docente, baseada na práxis educativa, exige do educador irromper
com paradigmas tradicionais para assumir uma prática reflexiva e crítica, pau-
tada no diálogo, como fundamento, para que sua atividade docente transcenda
o ensinar e se torne uma aprendizagem significativa para professores e estudan-
tes. Nessa perspectiva, a construção de propostas de formação docente parte dos
campos de conhecimentos de interesse, em diálogo com as suas expectativas e
seus desafios. Cabe à organização institucional refletir também sobre os possíveis
motivos que levam os docentes a resistirem às propostas de formação continuada
que são ofertadas. Implica ainda em inquietudes para busca de definições que
atendam ao professor e sua atuação na contemporaneidade. Vale ressaltar que
40 Diretrizes Para a Formação Continuada Docente