Page 40 - Formação Docente
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da educação na formação continuada docente está integrada às discussões do uso
          das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação Básica.
          Legalmente, o conceito de Educação a Distância (EaD) está definido no Decreto n.
          5.622, de 19 de dezembro de 2005, pelo Ministério da Educação (BRASIL, 2005):
                      Para os fins deste Decreto, caracteriza-se a Educação a Distância
                      como modalidade educacional na qual a mediação didático-pe-
                      dagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a
                      utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação,
                      com estudantes e professores desenvolvendo atividades educati-
                      vas em lugares ou tempos diversos.
          Dessa maneira, o formato de educação a distância pode ser um caminho para a
          formação continuada docente, tendo como perspectiva a importância do con-
          tínuo aprimoramento profissional. É no diálogo com essas discussões pedagó-
          gicas contemporâneas, sempre à luz da herança de Champagnat, que o Marista
          Centro-Norte, construiu sua dinâmica de formação docente com uma plataforma
          própria – o Núcleo de Educação a Distância (NEaD).

          3.1 A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO
          CONTINUADA DOCENTE
          Em consonância com os valores institucionais, o Marista Centro-Norte investe na
          formação continuada de seus educadores em diferentes atuações, como o horário
          de formação semanal, as jornadas pastoral-pedagógicas, os cursos oferecidos no
          ambiente NEaD, entre outras iniciativas.
          Os ganhos com a formação continuada docente são incomensuráveis, tanto para o
          desenvolvimento pessoal e profissional do professor, da instituição em que atua,
          quanto para seus estudantes. Seguir aperfeiçoando-se e refletindo sobre sua prá-
          tica qualifica o professor e agrega valor à sua atuação. É importante considerar
          que a formação continuada implica lidar com profissionais que estão em serviço,
          o que significa disporem de tempo restrito para estudo, lazer e descanso.
          A profissão docente, baseada na práxis educativa, exige do educador irromper
          com paradigmas tradicionais para assumir uma prática reflexiva e crítica, pau-
          tada no diálogo, como fundamento, para que sua atividade docente transcenda
          o ensinar e se torne uma aprendizagem significativa para professores e estudan-
          tes. Nessa perspectiva, a construção de propostas de formação docente parte dos
          campos de conhecimentos de interesse, em diálogo com as suas expectativas e
          seus desafios. Cabe à organização institucional refletir também sobre os possíveis
          motivos que levam os docentes a resistirem às propostas de formação continuada
          que são ofertadas. Implica ainda em inquietudes para busca de definições que
          atendam ao professor e sua atuação na contemporaneidade. Vale ressaltar que




           40  Diretrizes Para a Formação Continuada Docente
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