Page 44 - Formação Docente
P. 44
3.2 PASSOS DA FORMAÇÃO A DISTÂNCIA
A participação nos cursos ofertados no ambiente NeaD tem aumentado conside-
ravelmente nos últimos anos. Esse acréscimo é resultado do aprimoramento da
qualidade das formações e do engajamento dos educadores das unidades maristas
(ver Quadro 19).
Quadro 19: Oferta de cursos e número de inscritos no NEaD 2017-2019
Fonte: Coordenação Educacional/GSE, 2019.
Em 2019, o material oferecido aos participantes foi concebido pela equipe da Ge-
rência Socioeducacional, que supervisionou a produção de conteúdo, a participa-
ção de especialistas, seleção de bibliografia e a realização das atividades dos parti-
cipantes. As formações ofertadas no ano de 2019 e o engajamento dos educadores
maristas foram bastante significativos, conforme observamos no Quadro 20.
Quadro 20 – Número de inscritos e aprovados nos cursos ofertados pela
Gerência Socioeducacional no ano de 2019.
CURSOS 2019 INSCRITOS APROVADOS % APROVAÇÃO
Ensino de Língua Portuguesa
- EF - Anos Finais e EM 115 61 53,04%
Laboratório de Matemática
- EF - Anos Iniciais 278 140 50,66%
Laboratório de Matemática
- EF - Anos Finais e EM 91 43 47,25%
Ensino Religioso
- Fundamental Anos Finais 75 53 70,67%
CLIL 105 81 77,14%
Inclusão Escolar de Estudantes com 563 350 62,17%
Necessidades Educacionais Especiais
Ensino de Língua Portuguesa: práticas 368 219 60%
significativas de leitura e escrita
Gestão em pastoral 123 62 50,50%
TOTAL 1718 1009
Fonte: Marista Centro-Norte – Gerência Socioeducacional, NEaD, 2019.
44 Diretrizes Para a Formação Continuada Docente