Page 44 - Formação Docente
P. 44

3.2 PASSOS DA FORMAÇÃO A DISTÂNCIA
          A participação nos cursos ofertados no ambiente NeaD tem aumentado conside-
          ravelmente nos últimos anos. Esse acréscimo é resultado do aprimoramento da
          qualidade das formações e do engajamento dos educadores das unidades maristas
          (ver Quadro 19).
          Quadro 19: Oferta de cursos e número de inscritos no NEaD 2017-2019








                                    Fonte: Coordenação Educacional/GSE, 2019.

          Em 2019, o material oferecido aos participantes foi concebido pela equipe da Ge-
          rência Socioeducacional, que supervisionou a produção de conteúdo, a participa-
          ção de especialistas, seleção de bibliografia e a realização das atividades dos parti-
          cipantes. As formações ofertadas no ano de 2019 e o engajamento dos educadores
          maristas foram bastante significativos, conforme observamos no Quadro 20.
          Quadro 20 – Número de inscritos e aprovados nos cursos ofertados pela
          Gerência Socioeducacional no ano de 2019.
                  CURSOS 2019       INSCRITOS    APROVADOS   % APROVAÇÃO
           Ensino de Língua Portuguesa
           - EF - Anos Finais e EM   115     61            53,04%
           Laboratório de Matemática
           -  EF - Anos Iniciais   278       140           50,66%
           Laboratório de Matemática
           - EF - Anos Finais e EM  91       43            47,25%
           Ensino Religioso
           - Fundamental Anos Finais  75     53            70,67%
           CLIL                   105        81            77,14%
           Inclusão Escolar de Estudantes com   563  350   62,17%
           Necessidades Educacionais Especiais
           Ensino de Língua Portuguesa: práticas   368  219  60%
           significativas de leitura e escrita
           Gestão em pastoral     123        62            50,50%
           TOTAL                  1718       1009
          Fonte: Marista Centro-Norte – Gerência Socioeducacional, NEaD, 2019.


           44  Diretrizes Para a Formação Continuada Docente
   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49