Page 47 - Formação Docente
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4. VIVÊNCIAS


                    FORMATIVAS NO


                    MARISTA

                    CENTRO-NORTE





                               Novos sistemas de comunicação internacional precisam ser es-
                               tabelecidos, para promover comunhão e tomar conhecimento
                               das diferentes experiências de missão compartilhada, de novos
                               projetos e do trabalho em rede.

                                                            (UMBRASIL, 2007, p. 2)


                    O programa Vivências formativas é uma proposta que valoriza a experiência
                    do educador marista e promove uma aprendizagem colaborativa entre os pro-
                    fessores. Nessa perspectiva, a educação entre pares é vista como um processo em
                    que membros de um mesmo grupo, instituição ou profissão, compartilham seus
                    saberes e contribuem na formação continuada de seu par (MEYER, VOSGERAU,
                    2019; SÁ, COSTA, 2016).
                    O compartilhamento de boas práticas institucionais já é uma realidade no
                    Marista Centro-Norte. São promovidos momentos de partilha de boas práti-
                    cas entre as equipes das unidades, motivados pela Coordenação Educacional
                    e Evangelização/GSE, com a participação de equipes técnicas, de tecnologias
                    educacionais e tecnologia da informação, secretárias escolares, bibliotecários
                    e demais envolvidos.
                    Nesse contexto de aprendizado entre pares, o programa de Vivências forma-
                    tivas segue o caminho de valorização do conhecimento produzido localmente.
                    Visa estabelecer propostas de percurso, organização dos momentos de vivência
                    nas unidades, sistematização e registro dessas partilhas, além da discussão con-
                    ceitual sobre a aprendizagem entre pares, como mais um itinerário possível de
                    formação docente.
                    Os planejamentos das aulas e o ensino são muitas vezes atividades individuais,
                    que exigem dos docentes a referência constante ao currículo e aos recursos de
                    ensino disponíveis. Uma atividade desafiadora para o educador será refletir e



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