Page 47 - Formação Docente
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4. VIVÊNCIAS
FORMATIVAS NO
MARISTA
CENTRO-NORTE
Novos sistemas de comunicação internacional precisam ser es-
tabelecidos, para promover comunhão e tomar conhecimento
das diferentes experiências de missão compartilhada, de novos
projetos e do trabalho em rede.
(UMBRASIL, 2007, p. 2)
O programa Vivências formativas é uma proposta que valoriza a experiência
do educador marista e promove uma aprendizagem colaborativa entre os pro-
fessores. Nessa perspectiva, a educação entre pares é vista como um processo em
que membros de um mesmo grupo, instituição ou profissão, compartilham seus
saberes e contribuem na formação continuada de seu par (MEYER, VOSGERAU,
2019; SÁ, COSTA, 2016).
O compartilhamento de boas práticas institucionais já é uma realidade no
Marista Centro-Norte. São promovidos momentos de partilha de boas práti-
cas entre as equipes das unidades, motivados pela Coordenação Educacional
e Evangelização/GSE, com a participação de equipes técnicas, de tecnologias
educacionais e tecnologia da informação, secretárias escolares, bibliotecários
e demais envolvidos.
Nesse contexto de aprendizado entre pares, o programa de Vivências forma-
tivas segue o caminho de valorização do conhecimento produzido localmente.
Visa estabelecer propostas de percurso, organização dos momentos de vivência
nas unidades, sistematização e registro dessas partilhas, além da discussão con-
ceitual sobre a aprendizagem entre pares, como mais um itinerário possível de
formação docente.
Os planejamentos das aulas e o ensino são muitas vezes atividades individuais,
que exigem dos docentes a referência constante ao currículo e aos recursos de
ensino disponíveis. Uma atividade desafiadora para o educador será refletir e
Diretrizes Para a Formação Continuada Docente 47