Page 50 - Formação Docente
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O Lesson Study é um processo de formação que leva os docentes a refletirem sobre
as suas práticas e sobre a aprendizagem dos estudantes a partir do compartilha-
mento prévio do planejamento da aula, da observação dessa aula e as reflexões
coletivas pós-aula. Esse ciclo pode ser iniciado pela identificação de um desafio
pedagógico ou de uma sequência didática exitosa. Os ganhos de aprendizagem do
estudante também foram apontados como significativos após a utilização dessa
metodologia na formação continuada docente.
Essa forma de proceder permite que o estudo da aula ocorra como um tipo de pes-
quisa dentro de sala, em que os docentes investigam o ensino e a aprendizagem
no contexto de uma aula real. Quando os professores concluem o estudo, docu-
mentam seu trabalho em um relatório que descreve o itinerário percorrido; como
o planejamento funcionou e o que eles aprenderam sobre ensino e aprendizagem
dessa experiência. No próximo item, Sistematização das vivências formativas,
será apresentado uma proposta de organização da observação e relatório de aná-
lise posterior.
No Brasil essa metodologia foi estudada por diferentes pesquisadores e validada
para o contexto nacional (SOUZA, WROBEL e BALDIN, 2018; PONTE, QUARES-
MA, MATA-PEREIRA, e BAPTISTA, 2016). No ciclo do estudo da aula, o docen-
te segue aprimorando-se e crescendo profissionalmente. A Lesson Study é uma
oportunidade para o professor estudar sobre o processo de ensino e aprendiza-
gem, subsidiando seu desenvolvimento profissional de forma colaborativa e cen-
trada na prática.
Vale ressaltar que o método é constituído por etapas, conforme apresentado no
Quadro 22, elaborado a partir da síntese da orientação de diferentes pesquisado-
res citados nas referências:
Quadro 22: Passos do programa Vivência Formativa
1. Identificação de um desafio, projeto pedagógico ou
sequência didática inspiradora.
1. Farol 2. Planejar e
pedagógico Compartilhar 2. Compartilhamento coletivo do planejamento da aula
ou projeto a ser observado pelos pares.
3. Observação da prática de acordo com ficha de
acompanhamento.
3. Observação
6. Retomada
da aula
4. Análise coletiva do acompanhamento da prática.
5. Revisão do planejamento das próximas práticas dos
integrantes do grupo.
5. Revisão 4. Análise
pedagógica coletiva
6. Compartilhamento coletivo das práticas realizadas
após o processo do estudo colaborativo.
Fonte: Coordenação Educacional/GSE, 2019.
50 Diretrizes Para a Formação Continuada Docente