Page 50 - Formação Docente
P. 50

O Lesson Study é um processo de formação que leva os docentes a refletirem sobre
          as suas práticas e sobre a aprendizagem dos estudantes a partir do compartilha-
          mento prévio do planejamento da aula, da observação dessa aula e as reflexões
          coletivas pós-aula. Esse ciclo pode ser iniciado pela identificação de um desafio
          pedagógico ou de uma sequência didática exitosa. Os ganhos de aprendizagem do
          estudante também foram apontados como significativos após a utilização dessa
          metodologia na formação continuada docente.
          Essa forma de proceder permite que o estudo da aula ocorra como um tipo de pes-
          quisa dentro de sala, em que os docentes investigam o ensino e a aprendizagem
          no contexto de uma aula real. Quando os professores concluem o estudo, docu-
          mentam seu trabalho em um relatório que descreve o itinerário percorrido; como
          o planejamento funcionou e o que eles aprenderam sobre ensino e aprendizagem
          dessa experiência. No próximo item, Sistematização das vivências formativas,
          será apresentado uma proposta de organização da observação e relatório de aná-
          lise posterior.
          No Brasil essa metodologia foi estudada por diferentes pesquisadores e validada
          para o contexto nacional (SOUZA, WROBEL e BALDIN, 2018; PONTE, QUARES-
          MA, MATA-PEREIRA, e BAPTISTA, 2016). No ciclo do estudo da aula, o docen-
          te segue aprimorando-se e crescendo profissionalmente. A Lesson Study é uma
          oportunidade para o professor estudar sobre o processo de ensino e aprendiza-
          gem, subsidiando seu desenvolvimento profissional de forma colaborativa e cen-
          trada na prática.
          Vale ressaltar que o método é constituído por etapas, conforme apresentado no
          Quadro 22, elaborado a partir da síntese da orientação de diferentes pesquisado-
          res citados nas referências:
          Quadro 22: Passos do programa Vivência Formativa



                                          1.  Identificação de um desafio, projeto pedagógico ou
                                           sequência didática inspiradora.
              1. Farol   2. Planejar e
              pedagógico  Compartilhar    2.  Compartilhamento coletivo do planejamento da aula
                                           ou projeto a ser observado pelos pares.
                                          3.  Observação da prática de acordo com ficha de
                                           acompanhamento.
                            3. Observação
          6. Retomada
                            da aula
                                          4.  Análise coletiva do acompanhamento da prática.
                                          5.  Revisão do planejamento das próximas práticas dos
                                           integrantes do grupo.
               5. Revisão   4. Análise
               pedagógica  coletiva
                                          6.  Compartilhamento coletivo das práticas realizadas
                                           após o processo do estudo colaborativo.
                                          Fonte: Coordenação Educacional/GSE, 2019.



           50  Diretrizes Para a Formação Continuada Docente
   45   46   47   48   49   50   51   52   53   54   55