Page 52 - Formação Docente
P. 52

Após a observação, deve ser feito o compartilhamento dos registros (ver Quadro
          24) feitos de forma coletiva, preferencialmente no horário de formação semanal.
          Nesse momento, a atuação da equipe de Coordenação Pedagógica ou de área de
          conhecimento é essencial para conduzir e elaborar um relatório geral que sis-
          tematize todo o processo. Além disso, a postura da coordenação irá inspirar a
          troca e o ambiente de formação colaborativa, atitude destacada também pelos
          pesquisadores Sá e Costa (2016, p. 409), em estudos realizadas com professores no
          ambiente escolar, que dizem: “[...] as docentes foram unânimes em afirmar que a
          interação entre pares só é possível se a liderança apoiar este tipo de atitude que
          favoreça o trabalho colaborativo [...].”.
          Quadro 24 – Roteiro para análise das observações

                    VIVÊNCIAS FORMATIVAS — ROTEIRO DE ANÁLISE DAS OBSERVAÇÕES

            Componente curricular:________________________________________
            Docente responsável:_________________________________________
            Segmento: _______________________ Data da prática:   ____/ ____/ ____

            Quantidade de professores que realizaram a observação:_______________________
            Segmento dos professores envolvidos:_________________________________
            Data reunião de devolutiva:_______________________________________

                             CONDUÇÃO DA ANÁLISE COLETIVA
            CAFÉ DE ABERTURA
            - Como foi observar e ser observado no contexto de um exercício de formação profissional?
            - Os estudantes compreenderam essa ação como um momento de valorização das práticas
            docentes?
            ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO
            Momento de compartilhamento dos registros. Lembre-se de valorizar as fichas feitas de forma
            detalhada e cuidadosa. Fotos e vídeos podem ser exibidos nessa etapa.
            FECHAMENTO DAS DISCUSSÕES
            O farol é a aprendizagem colaborativa: o que aprendi observando a prática do meu colega? Como foi
            ouvir as observações de outros educadores sobre minha prática? O que será transformado a partir
            dessa vivência.

            Sistematizar as análises feitas. Esse registro irá orientar a avaliação das formações do ano e no
            planejamento dos próximos percursos formativos.



           52  Diretrizes Para a Formação Continuada Docente
   47   48   49   50   51   52   53   54   55   56   57