Page 52 - Formação Docente
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Após a observação, deve ser feito o compartilhamento dos registros (ver Quadro
24) feitos de forma coletiva, preferencialmente no horário de formação semanal.
Nesse momento, a atuação da equipe de Coordenação Pedagógica ou de área de
conhecimento é essencial para conduzir e elaborar um relatório geral que sis-
tematize todo o processo. Além disso, a postura da coordenação irá inspirar a
troca e o ambiente de formação colaborativa, atitude destacada também pelos
pesquisadores Sá e Costa (2016, p. 409), em estudos realizadas com professores no
ambiente escolar, que dizem: “[...] as docentes foram unânimes em afirmar que a
interação entre pares só é possível se a liderança apoiar este tipo de atitude que
favoreça o trabalho colaborativo [...].”.
Quadro 24 – Roteiro para análise das observações
VIVÊNCIAS FORMATIVAS — ROTEIRO DE ANÁLISE DAS OBSERVAÇÕES
Componente curricular:________________________________________
Docente responsável:_________________________________________
Segmento: _______________________ Data da prática: ____/ ____/ ____
Quantidade de professores que realizaram a observação:_______________________
Segmento dos professores envolvidos:_________________________________
Data reunião de devolutiva:_______________________________________
CONDUÇÃO DA ANÁLISE COLETIVA
CAFÉ DE ABERTURA
- Como foi observar e ser observado no contexto de um exercício de formação profissional?
- Os estudantes compreenderam essa ação como um momento de valorização das práticas
docentes?
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO
Momento de compartilhamento dos registros. Lembre-se de valorizar as fichas feitas de forma
detalhada e cuidadosa. Fotos e vídeos podem ser exibidos nessa etapa.
FECHAMENTO DAS DISCUSSÕES
O farol é a aprendizagem colaborativa: o que aprendi observando a prática do meu colega? Como foi
ouvir as observações de outros educadores sobre minha prática? O que será transformado a partir
dessa vivência.
Sistematizar as análises feitas. Esse registro irá orientar a avaliação das formações do ano e no
planejamento dos próximos percursos formativos.
52 Diretrizes Para a Formação Continuada Docente