Page 57 - Formação Docente
P. 57
da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da
educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 20 dez. 2005.
BRASIL. Lei 13.005/2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá ou-
tras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 26 junho 2014.
BRIGHENTI, Agenor. A pastoral dá o que pensar: a inteligência da prática trans-
formadora da fé. São Paulo: Paulinas, 2014.
CELAM. Vão e ensinem: identidade e missão da escola católica na mudança de
época, à luz de Aparecida”. Bogotá: SM, 2011.
COMISSÃO INTERPROVINCIAL DE EDUCAÇÃO MARISTA (1995-1998). Missão
Educativa Marista: um projeto para nosso tempo. Tradução Manoel Alves e Ri-
cardo Tescarolo. 3. ed. São Paulo: SIMAR, 2000.
DAMIANI, Magda Floriani. Entendendo o trabalho colaborativo em educação
e revelando seus benefícios. Educar, Curitiba, Editora UFPR, n. 31, p. 213-230,
2008.
FERNANDES, Anoel. Formação continuada de professores “no” e “para” o traba-
lho: questões e reflexões a partir da teoria crítica da sociedade. Em: Revista Bra-
sileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 100, n. 254, p. 82-95, jan./abr. 2019.
FERNANDES, Sandra; FLORES, M. Assunção; LIMA, Rui. A aprendizagem base-
ada em projetos interdisciplinares no Ensino Superior: implicações ao nível
do trabalho docente. International symposium on Project approaches in engine-
ering education (PAEE), p.227 – 233, 2012.
FURET, Jean-Baptiste et al. Guia das escolas para uso nas casas dos Pequenos
Irmãos de Maria: Documento do 2º Capítulo Geral do Instituto Marista. Brasília:
UMBRASIL, 2009.
FURET, João Batista. Vida de José Bento Marcelino Champagnat: padre funda-
dor da Sociedade dos Irmãozinhos de Maria. São Paulo: Loyola, 1989, p.498.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática edu-
cativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Gatti, Bernardete Angelina; et al. Professores do Brasil: novos cenários de for-
mação. Brasília: UNESCO, 2019.
GREEN, Michel. A educação Marista a partir de 1993: sua vitalidade e seu po-
tencial para a criação de uma nova realidade. Curitiba: FTD, 2017. (Memorial Ma-
rista).
HASHIMOTO, Y; TSUBOTA, K.; IKEDA, T. Ima Naze Jugyo Kenkyu Ka: Sansujugyo
no Saikochiku. Tokyo: Toyokan-Shuppan, 2003. (Why lesson study now: res-
tructuring Math lessons). Tokyo: Toyokan-Shuppan.
IBIAPINA, I. M. L de Melo. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e pro-
dução de conhecimentos. Brasília, Liber Livro.
Diretrizes Para a Formação Continuada Docente 57