Page 58 - Formação Docente
P. 58
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mu-
dança e incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.
MEYER, Patrícia; VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; BORGES, Cecília. Co-
laboração entre pares em programas de desenvolvimento profissional docente
Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 2, p. 312-329, maio/ago. 2018. Disponí-
vel em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa Acesso em; 31
out. 2019.
MONTEIRO, A. Reis. Profissão docente: profissionalidade e autorregulação. São
Paulo: Cortez, 2015.
MORAN, J. M. Educação inovadora presencial e a distância. São Paulo: USP,
2003.
MORAN, J. M. Contribuições para uma pedagogia da educação on-line. In: SILVA,
M. (org). Educação on-line: teorias, práticas, legislação, formação corporativa.
São Paulo, Loyola, 2003b, p.39-73. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/
moran/site/textos/educacao_online/contrib.pdf. Acesso em: 12 set. 2019.
MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. Convergências
midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa, PR: UEPG
Foca, 2015.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CUL-
TURA (Unesco). Tecnologias para transformação da educação: experiências
de sucesso e expectativas. Brasília, 2014. Disponível em: http://fundacaosantilla-
na.org.br/seminario-tecnologia/pdf/tecnologias-para-a-transformacao-da-e-
ducacao.pdf. Acesso em: 15 nov. 2017.
PARO, Vitor Henrique. Diretor escolar: educador ou gerente? São Paulo: Cortez,
2015.
PAULO VI, Papa. Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi: sobre a evangeli-
zação no mundo contemporâneo. 8 dez. 1975. Disponível em: http://w2.vatican.
va/content/paul-vi/pt/apost_exhortations/documents/hf_p-vi_exh_19751208_
evangelii-nuntiandi.html. Acesso em: 1º out. 2019.
PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício do professor. Porto Ale-
gre: Artmed, 2008.
PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de
um conceito. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da do-
cência. In: __________. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Pau-
lo: Cortez 1999. p. 15 a 34.
PONTE, João Pedro da; et al. O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvi-
mento Profissional de Professores de Matemática. Bolema: Boletim de Educação
Matemática [on-line], v. 30, n. 56, p. 868-891, 2016. Disponível online em: http://
www.scielo.br/pdf/bolema/v30n56/1980-4415-bolema-30-56-0868.pdf Acesso
em: 28 out. 2019.
58 Diretrizes Para a Formação Continuada Docente