Page 55 - Formação Docente
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Cada unidade educacional, dentro da perspectiva de formação colaborativa pro-
                    posta nas Diretrizes para a Formação Continuada Docente, pode criar uma
                    estratégia que envolva o compartilhamento coletivo e a reflexão sobre as práticas
                    pedagógicas. Feito de maneira organizada, pautada por referenciais teóricos e
                    pelos valores da missão marista, os percursos podem ser criados nas próprias
                    unidades e fortalecerem a formação docente. Nesse sentido, Meyer, Vosgerau e
                    Borges (2018, p. 315) dizem que
                               [...]  o  trabalho  colaborativo  é  fundamental  para  o  desenvol-
                               vimento profissional docente, na medida em que influencia a
                               implementação de mudanças e de inovações. Professores que
                               atuam de forma colegiada têm maior motivação e satisfação no
                               exercício da docência, como também podem compartilhar suas
                               experiências, trocar materiais e minimizar inseguranças.
                    O exercício de observar, analisar e compartilhar os roteiros de estudo é um ciclo
                    que constrói uma formação continuada docente de forma consistente e em acordo
                    com os valores da Missão Marista. Reconhecer uma dificuldade e ouvir seus cole-
                    gas, bem como reconhecer o mérito do trabalho do outro e inspirar-se com ele são
                    atitudes esperadas do educador marista.
                    Nessa perspectiva, valoriza-se a experiência e a motivação do educador para se-
                    guir aprimorando-se. Papa Francisco, ao discursar no Vaticano em 2014 para es-
                    tudantes e professores de escolas italianas exaltou o lugar da escola na formação
                    dos jovens e o cuidado necessário com os que nela trabalham. O trecho abaixo
                    sintetiza essa ideia (SAYAGO (org.), 2019, p. 53):
                               Pois, se um professor não está aberto para aprender, não é um
                               bom professor, e nem sequer é interessante; os jovens compre-
                               endem, “farejam”, e são atraídos pelos professores que têm um
                               pensamento aberto, “incompleto”, que procuram “algo mais”, e
                               assim contagiam os estudantes com esta atitude. Eis um dos mo-
                               tivos pelos quais eu amo a escola.
                    Lembremos aqui das três virtudes marianas que São Marcelino Champagnat nos
                    legou: a humildade, a simplicidade e a modéstia. O professor é responsável por
                    disseminar esse legado em suas ações e práticas pedagógicas. A Formação Conti-
                    nuada Docente marista valoriza e reconhece essa responsabilidade, cuidando do
                    educador e promovendo seu desenvolvimento profissional. Sigamos a nossa for-
                    mação continuada inspirados pelas três violetas e fortalecidos na missão marista.









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