Page 55 - Formação Docente
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Cada unidade educacional, dentro da perspectiva de formação colaborativa pro-
posta nas Diretrizes para a Formação Continuada Docente, pode criar uma
estratégia que envolva o compartilhamento coletivo e a reflexão sobre as práticas
pedagógicas. Feito de maneira organizada, pautada por referenciais teóricos e
pelos valores da missão marista, os percursos podem ser criados nas próprias
unidades e fortalecerem a formação docente. Nesse sentido, Meyer, Vosgerau e
Borges (2018, p. 315) dizem que
[...] o trabalho colaborativo é fundamental para o desenvol-
vimento profissional docente, na medida em que influencia a
implementação de mudanças e de inovações. Professores que
atuam de forma colegiada têm maior motivação e satisfação no
exercício da docência, como também podem compartilhar suas
experiências, trocar materiais e minimizar inseguranças.
O exercício de observar, analisar e compartilhar os roteiros de estudo é um ciclo
que constrói uma formação continuada docente de forma consistente e em acordo
com os valores da Missão Marista. Reconhecer uma dificuldade e ouvir seus cole-
gas, bem como reconhecer o mérito do trabalho do outro e inspirar-se com ele são
atitudes esperadas do educador marista.
Nessa perspectiva, valoriza-se a experiência e a motivação do educador para se-
guir aprimorando-se. Papa Francisco, ao discursar no Vaticano em 2014 para es-
tudantes e professores de escolas italianas exaltou o lugar da escola na formação
dos jovens e o cuidado necessário com os que nela trabalham. O trecho abaixo
sintetiza essa ideia (SAYAGO (org.), 2019, p. 53):
Pois, se um professor não está aberto para aprender, não é um
bom professor, e nem sequer é interessante; os jovens compre-
endem, “farejam”, e são atraídos pelos professores que têm um
pensamento aberto, “incompleto”, que procuram “algo mais”, e
assim contagiam os estudantes com esta atitude. Eis um dos mo-
tivos pelos quais eu amo a escola.
Lembremos aqui das três virtudes marianas que São Marcelino Champagnat nos
legou: a humildade, a simplicidade e a modéstia. O professor é responsável por
disseminar esse legado em suas ações e práticas pedagógicas. A Formação Conti-
nuada Docente marista valoriza e reconhece essa responsabilidade, cuidando do
educador e promovendo seu desenvolvimento profissional. Sigamos a nossa for-
mação continuada inspirados pelas três violetas e fortalecidos na missão marista.
Diretrizes Para a Formação Continuada Docente 55