Page 51 - Formação Docente
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Esse ciclo deve aproveitar as reuniões de formação semanal que acontecem nas
unidades educacionais do Marista Centro-Norte, que podem ser utilizados tanto
para a preparação prévia da observação da prática quanto para as análises pos-
teriores. A prática de observação entre pares deve ser incorporada como uma
estratégia da formação continuada docente, incluída no planejamento dessa pro-
gramação.
4.2 SISTEMATIZAÇÃO DAS VIVÊNCIAS
FORMATIVAS
Durante as etapas propostas para o programa Vivências Formativas: identifi-
cação de um farol pedagógico na unidade; organização da observação da prática;
compartilhamento e reflexão a partir da observação – é fundamental a realização
do registro organizado, conforme vemos no Quadro 23.
Quadro 23 – Roteiro de observação da prática entre pares
VIVÊNCIAS FORMATIVAS — ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO
Componente curricular:________________________________________
Docente responsável:_________________________________________
Segmento: _______________________ Data da prática: ____/ ____/ ____
DURANTE A OBSER-
TEMA ANÁLISE ANTES DA PRÁTICA
VAÇÃO
Observar relação com matrizes
PLANEJAMENTO curriculares e planejamento do curso; Observar os ajustes
as ferramentas didáticas propostas; realizados na execução
tempo previsto para cada etapa.
Observar como o do-
GESTÃO DE SALA cente conduz momen-
tos de dúvida, dispersão
e encaminhamento
FERRAMENTAS Observar os recursos previstos Observar quais recursos
DIDÁTICAS foram utilizados
Como é o envolvimento
POSTURA DOS dos estudantes nos
ESTUDANTES diferentes momentos
da prática?
REGISTRO ICONOGRÁFICO: mediante autorização prévia poderão ser feitas fotografias ou filmagens
de partes da aula, utilizadas posteriormente no momento de compartilhamento.
Fonte: Coordenação Educacional/GSE, 2019.
Diretrizes Para a Formação Continuada Docente 51