Page 51 - Formação Docente
P. 51

Esse ciclo deve aproveitar as reuniões de formação semanal que acontecem nas
                    unidades educacionais do Marista Centro-Norte, que podem ser utilizados tanto
                    para a preparação prévia da observação da prática quanto para as análises pos-
                    teriores. A prática de observação entre pares deve ser incorporada como uma
                    estratégia da formação continuada docente, incluída no planejamento dessa pro-
                    gramação.

                    4.2 SISTEMATIZAÇÃO DAS VIVÊNCIAS
                    FORMATIVAS
                    Durante as etapas propostas para o programa Vivências Formativas:  identifi-
                    cação de um farol pedagógico na unidade; organização da observação da prática;
                    compartilhamento e reflexão a partir da observação – é fundamental a realização
                    do registro organizado, conforme vemos no Quadro 23.
                    Quadro 23 – Roteiro de observação da prática entre pares


                                 VIVÊNCIAS FORMATIVAS —  ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO

                     Componente curricular:________________________________________
                     Docente responsável:_________________________________________
                     Segmento: _______________________ Data da prática:   ____/ ____/ ____

                                                             DURANTE A OBSER-
                     TEMA             ANÁLISE ANTES DA PRÁTICA
                                                             VAÇÃO
                                      Observar relação com matrizes
                     PLANEJAMENTO     curriculares e planejamento do curso;   Observar os ajustes
                                      as ferramentas didáticas propostas;   realizados na execução
                                      tempo previsto para cada etapa.
                                                             Observar como o do-
                     GESTÃO DE SALA                          cente conduz momen-
                                                             tos de dúvida, dispersão
                                                             e encaminhamento
                     FERRAMENTAS      Observar os recursos previstos  Observar quais recursos
                     DIDÁTICAS                               foram utilizados
                                                             Como é o envolvimento
                     POSTURA DOS                             dos estudantes nos
                     ESTUDANTES                              diferentes momentos
                                                             da prática?
                     REGISTRO ICONOGRÁFICO: mediante autorização prévia poderão ser feitas fotografias ou filmagens
                     de partes da aula, utilizadas posteriormente no momento de compartilhamento.

                                                       Fonte: Coordenação Educacional/GSE, 2019.

                                      Diretrizes Para a Formação Continuada Docente  51
   46   47   48   49   50   51   52   53   54   55   56