Page 53 - Formação Docente
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O programa Vivências Formativas prevê ainda a organização de um acervo das
                    práticas compartilhadas, por isso a importância do registro e da sistematização
                    de todas as etapas. A unidade educacional pode construir um mural colaborativo
                    desses momentos na sala dos professores ou mesmo uma sala no ambiente virtual
                    Teams com os roteiros de análise e registros iconográficos.
                    Sugerimos, nesse caso, como organizar esse processo passo a passo:
                    1.   Durante as reuniões de Coordenação de Área, propor as aulas que serão ob-
                       servadas em comum acordo. O motivo de escolha pode ser a identificação de
                       uma potencialidade (estratégias didáticas exitosas) ou de um desafio (por
                       exemplo: a falta de engajamento de alguns estudantes).
                    2.   Passar para a Coordenação Pedagógica os temas de interesse e ver a possibi-
                       lidade de compatibilidade de horários. Caso seja necessário, a turma do do-
                       cente que irá observar deverá ser direcionada para outra atividade, quando
                       ocorrer coincidência de horários.
                    3.   Conversar previamente com a turma que irá receber o docente observador e
                       reforçar a intenção da partilha entre a equipe nessa ação.
                    4.   As análises serão feitas de forma coletiva, com a orientação da Coordenação
                       de Área. O processo não termina com a observação: os docentes seguem
                       fazendo a autoavaliação de seu processo pedagógico.
                    Além do Lesson Study, outras estratégias são possíveis na aprendizagem entre
                    pares, conforme detalhado no infográfico 1. Todas elas podem ser inseridas no
                    planejamento das formações semanais ou em um momento da Jornada Pastoral
                    Pedagógica.



























                                      Diretrizes Para a Formação Continuada Docente  53
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