Page 53 - Formação Docente
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O programa Vivências Formativas prevê ainda a organização de um acervo das
práticas compartilhadas, por isso a importância do registro e da sistematização
de todas as etapas. A unidade educacional pode construir um mural colaborativo
desses momentos na sala dos professores ou mesmo uma sala no ambiente virtual
Teams com os roteiros de análise e registros iconográficos.
Sugerimos, nesse caso, como organizar esse processo passo a passo:
1. Durante as reuniões de Coordenação de Área, propor as aulas que serão ob-
servadas em comum acordo. O motivo de escolha pode ser a identificação de
uma potencialidade (estratégias didáticas exitosas) ou de um desafio (por
exemplo: a falta de engajamento de alguns estudantes).
2. Passar para a Coordenação Pedagógica os temas de interesse e ver a possibi-
lidade de compatibilidade de horários. Caso seja necessário, a turma do do-
cente que irá observar deverá ser direcionada para outra atividade, quando
ocorrer coincidência de horários.
3. Conversar previamente com a turma que irá receber o docente observador e
reforçar a intenção da partilha entre a equipe nessa ação.
4. As análises serão feitas de forma coletiva, com a orientação da Coordenação
de Área. O processo não termina com a observação: os docentes seguem
fazendo a autoavaliação de seu processo pedagógico.
Além do Lesson Study, outras estratégias são possíveis na aprendizagem entre
pares, conforme detalhado no infográfico 1. Todas elas podem ser inseridas no
planejamento das formações semanais ou em um momento da Jornada Pastoral
Pedagógica.
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