Page 43 - Formação Docente
P. 43
Assim, integrar as TIC e as múltiplas mídias na formação continuada com vista
à atualização profissional e à educação a distância tecnológica constitui formas
de compreender o mundo, a partir da necessidade em continuar aprendendo em
diálogo com as transformações contemporâneas.
As organizações institucionais, ao promoverem a formação continuada docen-
te, precisam considerar a atualidade e a forma de ensinar e aprender com o uso
de tecnologias, seja em cursos presenciais seja em cursos a distância. Outra
característica que potencializa a EaD é seu poder de alcance em diferentes regi-
ões, caso da abrangência do Marista Centro-Norte, presente em 14 estados e no
Distrito Federal.
A educação a distância permite a interação entre os participantes dos cursos, por
meio de ferramentas como grupos de discussão, salas de bate-papo e fóruns. A
modalidade EaD como proposta de educação contínua proporciona qualificação,
interação, bem como acesso às tecnologias necessárias para uma prática pedagó-
gica no século XXI.
Até agora predominam os cursos de curta duração em Educação a
Distância: cursos livres, de extensão, de atualização, cursos téc-
nicos. São mais fáceis, as organizações arriscam menos, são úteis
para aprender a gerenciar processos de EaD. Há uma demanda
por educação contínua na educação escolar (formação de profes-
sores em serviço) e nas empresas (educação corporativa, “trei-
namento”). Algumas empresas estão optando por assumir elas
mesmas o processo de educação contínua (com o nome pomposo
de universidades corporativas) e estão dando cada vez mais im-
portância à educação on-line, pela necessidade de rápida atuali-
zação e para baratear os custos da formação contínua. (MORAN,
2003a, p. 5-6)
Percebemos que as tecnologias digitais estão transformando as práticas pedagó-
gicas, a relação professor-estudante, o espaço escolar, a gestão pedagógica, bem
como os processos de ensino/aprendizagem, seja nas propostas pedagógicas das
unidades educacionais, seja na estrutura da formação continuada docente.
Sob os auspícios dessas argumentações são construídos os cursos do ambiente
NEaD do Marista Centro-Norte, sob supervisão da Gerência Socioeducacional,
por meio da Coordenação Educacional, tendo como objetivo promover uma edu-
cação evangelizadora; comprometida com valores cristãos.
Diretrizes Para a Formação Continuada Docente 43