Page 43 - Formação Docente
P. 43

Assim, integrar as TIC e as múltiplas mídias na formação continuada com vista
                    à atualização profissional e à educação a distância tecnológica constitui formas
                    de compreender o mundo, a partir da necessidade em continuar aprendendo em
                    diálogo com as transformações contemporâneas.
                    As organizações institucionais, ao promoverem a formação continuada docen-
                    te, precisam considerar a atualidade e a forma de ensinar e aprender com o uso
                    de tecnologias, seja em cursos presenciais seja em cursos a distância. Outra
                    característica que potencializa a EaD é seu poder de alcance em diferentes regi-
                    ões, caso da abrangência do Marista Centro-Norte, presente em 14 estados e no
                    Distrito Federal.
                    A educação a distância permite a interação entre os participantes dos cursos, por
                    meio de ferramentas como grupos de discussão, salas de bate-papo e fóruns. A
                    modalidade EaD como proposta de educação contínua proporciona qualificação,
                    interação, bem como acesso às tecnologias necessárias para uma prática pedagó-
                    gica no século XXI.
                               Até agora predominam os cursos de curta duração em Educação a
                               Distância: cursos livres, de extensão, de atualização, cursos téc-
                               nicos. São mais fáceis, as organizações arriscam menos, são úteis
                               para aprender a gerenciar processos de EaD. Há uma demanda
                               por educação contínua na educação escolar (formação de profes-
                               sores em serviço) e nas empresas (educação corporativa, “trei-
                               namento”). Algumas empresas estão optando por assumir elas
                               mesmas o processo de educação contínua (com o nome pomposo
                               de universidades corporativas) e estão dando cada vez mais im-
                               portância à educação on-line, pela necessidade de rápida atuali-
                               zação e para baratear os custos da formação contínua. (MORAN,
                               2003a, p. 5-6)
                    Percebemos que as tecnologias digitais estão transformando as práticas pedagó-
                    gicas, a relação professor-estudante, o espaço escolar, a gestão pedagógica, bem
                    como os processos de ensino/aprendizagem, seja nas propostas pedagógicas das
                    unidades educacionais, seja na estrutura da formação continuada docente.
                    Sob os auspícios dessas argumentações são construídos os cursos do ambiente
                    NEaD do Marista Centro-Norte, sob supervisão da Gerência Socioeducacional,
                    por meio da Coordenação Educacional, tendo como objetivo promover uma edu-
                    cação evangelizadora; comprometida com valores cristãos.










                                      Diretrizes Para a Formação Continuada Docente  43
   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48