Page 41 - Formação Docente
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a formação do professor se atrela a sua condição de aprendiz, na perspectiva da
existência humana, de situações educativas em constante transformação e como
formas de mediar o conhecimento.
Com isso, os temas previstos para realização de cursos no ambiente NEaD levam
em consideração os diagnósticos e as demandas apontadas pelos educadores ma-
ristas. Em consulta aos docentes, realizada em 2018, e já mencionada neste docu-
mento, os cursos ofertados pelo NEaD foram avaliados de maneira positiva como
o modelo de formação.
Nessa caminhada valorizou-se os feedbacks dos docentes participantes, que con-
tribui para identificar como se sentiram, seja no espaço e tempo para a formação,
seja em relação às propostas e aos conteúdos, e se a temporalidade das ofertas
estavam favoráveis ou permitiram que estes se sintam incentivados diante de
sua prática diária. Essa escuta ativa fez parte da noção de práticas colaborativas,
escolhidas para o percurso das ações voltadas à formação docente.
A flexibilidade de gestão do tempo e espaço de estudo facilita a formação continu-
ada. No caso do educador marista, que já está habituado ao estudo dentro da sua
rotina, essa flexibilidade da oferta de cursos a distância é vantajosa e se tornou um
diferencial ainda mais potente para essa modalidade de formação. Sobre isto, Bof
e Rios (2013, p. 9970), afirmam que:
A modalidade de formação continuada a distância tem poten-
cial para atingir um número maior de pessoas, motivo pelo qual
passa a ser uma alternativa viável aos profissionais da educação,
que podem se valer das tecnologias de informação e comunica-
ção (TIC), que proporcionam, em tempo real, a integração com o
mundo contemporâneo. Ainda que possa haver ciência do pro-
fessor sobre o valor da formação continuada, o cotidiano desse
profissional, muitas vezes, obstaculiza a sua presença em um
mesmo espaço e tempo para a formação. Dessa maneira, a for-
mação continuada oferecida em EaD favorece a sua participação
e inserção em cursos de formação de professores, à medida que
oportuniza a administração e organização do seu tempo, confor-
me a sua disponibilidade.
Para uma formação continuada EaD é necessário também um ambiente educacio-
nal em que os docentes possam determinar seus próprios processos educacionais
e socializar seus estudos e ideias. Por isso a proposta de utilização também das
reuniões semanais em diálogo com os cursos do NEaD.
Entendemos que a educação a distância oferece oportunidades apropriadas por
meio da flexibilidade oferecida aos docentes que, cientes de suas próprias respon-
sabilidades de aprendizagem, gerenciam seus próprios processos para atingirem
esse fim. Valorizar e respeitar o tempo do aprendizado e a capacidade de gerenciar
Diretrizes Para a Formação Continuada Docente 41