Page 41 - Formação Docente
P. 41

a formação do professor se atrela a sua condição de aprendiz, na perspectiva da
                    existência humana, de situações educativas em constante transformação e como
                    formas de mediar o conhecimento.
                    Com isso, os temas previstos para realização de cursos no ambiente NEaD levam
                    em consideração os diagnósticos e as demandas apontadas pelos educadores ma-
                    ristas. Em consulta aos docentes, realizada em 2018, e já mencionada neste docu-
                    mento, os cursos ofertados pelo NEaD foram avaliados de maneira positiva como
                    o modelo de formação.
                    Nessa caminhada valorizou-se os feedbacks dos docentes participantes, que con-
                    tribui para identificar como se sentiram, seja no espaço e tempo para a formação,
                    seja em relação às propostas e aos conteúdos, e se a temporalidade das ofertas
                    estavam favoráveis ou permitiram que estes se sintam incentivados diante de
                    sua prática diária. Essa escuta ativa fez parte da noção de práticas colaborativas,
                    escolhidas para o percurso das ações voltadas à formação docente.
                    A flexibilidade de gestão do tempo e espaço de estudo facilita a formação continu-
                    ada. No caso do educador marista, que já está habituado ao estudo dentro da sua
                    rotina, essa flexibilidade da oferta de cursos a distância é vantajosa e se tornou um
                    diferencial ainda mais potente para essa modalidade de formação. Sobre isto, Bof
                    e Rios (2013, p. 9970), afirmam que:

                               A modalidade de formação continuada a distância tem poten-
                               cial para atingir um número maior de pessoas, motivo pelo qual
                               passa a ser uma alternativa viável aos profissionais da educação,
                               que podem se valer das tecnologias de informação e comunica-
                               ção (TIC), que proporcionam, em tempo real, a integração com o
                               mundo contemporâneo. Ainda que possa haver ciência do pro-
                               fessor sobre o valor da formação continuada, o cotidiano desse
                               profissional, muitas vezes, obstaculiza a sua presença em um
                               mesmo espaço e tempo para a formação. Dessa maneira, a for-
                               mação continuada oferecida em EaD favorece a sua participação
                               e inserção em cursos de formação de professores, à medida que
                               oportuniza a administração e organização do seu tempo, confor-
                               me a sua disponibilidade.
                    Para uma formação continuada EaD é necessário também um ambiente educacio-
                    nal em que os docentes possam determinar seus próprios processos educacionais
                    e socializar seus estudos e ideias. Por isso a proposta de utilização também das
                    reuniões semanais em diálogo com os cursos do NEaD.
                    Entendemos que a educação a distância oferece oportunidades apropriadas por
                    meio da flexibilidade oferecida aos docentes que, cientes de suas próprias respon-
                    sabilidades de aprendizagem, gerenciam seus próprios processos para atingirem
                    esse fim. Valorizar e respeitar o tempo do aprendizado e a capacidade de gerenciar



                                      Diretrizes Para a Formação Continuada Docente  41
   36   37   38   39   40   41   42   43   44   45   46