Page 39 - Formação Docente
P. 39

3. EDUCAÇÃO A


                    DISTÂNCIA


                               Uma rede é um significativo meio de interlocução que se benefi-
                               cia da diferença de opiniões, valoriza a diversidade e favorece a
                               troca de ideias e o respeito aos pensamentos plurais, criando en-
                               tre seus diversos atores a sinergia necessária para a consolidação
                               de um projeto comum.
                                                           (UMBRASIL, 2010, p.39)
                    Ao criar o Instituto Marista e construir a missão de evangelizar por meio da edu-
                    cação, São Marcelino Champagnat voltou seus olhos para os educadores. Naquele
                    momento, foi concebida uma nova forma de educar ao acolher crianças e jovens
                    em toda sua integridade. Esse mesmo zelo é dedicado aos sujeitos da Missão Ma-
                    rista, que compartilham crenças e valores e refletem sobre as estratégias para
                    atingir seu objetivo comum de formar bons cristãos e virtuosos cidadãos.
                    Em consonância com a herança de Champagnat, as práticas formativas têm sido
                    atualizadas no contexto contemporâneo. Nessa perspectiva, o Núcleo Marista de
                    Educação a Distância (NEaD) atua desde o ano de 2007. Todas as unidades educa-
                    cionais do Marista Centro-Norte estão em constante comunicação, como meio de
                    garantir a unidade pedagógica. A modalidade de ensino a distância (EaD) tem sido
                    uma estratégia eficaz na consolidação do projeto educacional marista, na pro-
                    fissionalização e no desenvolvimento dos educadores do Marista Centro-Norte.
                    A partir desse contexto, este documento foi produzido em diálogo com as discus-
                    sões acadêmicas contemporâneas sobre utilização de tecnologias na educação, a
                    formação docente, suas possibilidades metodológicas e práticas.
                    A formação docente a distância, realizada nas unidades educacionais Maristas
                    por meio do NEaD – Núcleo de Educação a Distância, tem sido utilizada como uma
                    opção para cursos de curta duração. A literatura sobre essa modalidade de ensino
                    a considera, mesmo sem a presença física do participante, como uma alternati-
                    va relevante para os vários níveis de ensino, formal e informal, para a educação
                    continuada, a profissional e a organizacional. Nesse sentido, Moran (2003b, p.
                    39) afirma que “a educação on-line pode ser definida como o conjunto de ações de
                    ensino-aprendizagem que são desenvolvidas através de meios telemáticos, como
                    a Internet, a videoconferência e a teleconferência”.
                    No Brasil, a educação a distância está presente em todos os níveis de ensino, da
                    educação básica ao ensino superior, como também nas formações continuadas,
                    seja em capacitação profissional como também na pós-graduação. A utilização





                                      Diretrizes Para a Formação Continuada Docente  39
   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44