Page 39 - Formação Docente
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3. EDUCAÇÃO A
DISTÂNCIA
Uma rede é um significativo meio de interlocução que se benefi-
cia da diferença de opiniões, valoriza a diversidade e favorece a
troca de ideias e o respeito aos pensamentos plurais, criando en-
tre seus diversos atores a sinergia necessária para a consolidação
de um projeto comum.
(UMBRASIL, 2010, p.39)
Ao criar o Instituto Marista e construir a missão de evangelizar por meio da edu-
cação, São Marcelino Champagnat voltou seus olhos para os educadores. Naquele
momento, foi concebida uma nova forma de educar ao acolher crianças e jovens
em toda sua integridade. Esse mesmo zelo é dedicado aos sujeitos da Missão Ma-
rista, que compartilham crenças e valores e refletem sobre as estratégias para
atingir seu objetivo comum de formar bons cristãos e virtuosos cidadãos.
Em consonância com a herança de Champagnat, as práticas formativas têm sido
atualizadas no contexto contemporâneo. Nessa perspectiva, o Núcleo Marista de
Educação a Distância (NEaD) atua desde o ano de 2007. Todas as unidades educa-
cionais do Marista Centro-Norte estão em constante comunicação, como meio de
garantir a unidade pedagógica. A modalidade de ensino a distância (EaD) tem sido
uma estratégia eficaz na consolidação do projeto educacional marista, na pro-
fissionalização e no desenvolvimento dos educadores do Marista Centro-Norte.
A partir desse contexto, este documento foi produzido em diálogo com as discus-
sões acadêmicas contemporâneas sobre utilização de tecnologias na educação, a
formação docente, suas possibilidades metodológicas e práticas.
A formação docente a distância, realizada nas unidades educacionais Maristas
por meio do NEaD – Núcleo de Educação a Distância, tem sido utilizada como uma
opção para cursos de curta duração. A literatura sobre essa modalidade de ensino
a considera, mesmo sem a presença física do participante, como uma alternati-
va relevante para os vários níveis de ensino, formal e informal, para a educação
continuada, a profissional e a organizacional. Nesse sentido, Moran (2003b, p.
39) afirma que “a educação on-line pode ser definida como o conjunto de ações de
ensino-aprendizagem que são desenvolvidas através de meios telemáticos, como
a Internet, a videoconferência e a teleconferência”.
No Brasil, a educação a distância está presente em todos os níveis de ensino, da
educação básica ao ensino superior, como também nas formações continuadas,
seja em capacitação profissional como também na pós-graduação. A utilização
Diretrizes Para a Formação Continuada Docente 39