Page 35 - Formação Docente
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históricos e de direitos, autênticos “lugares teológicos” onde Deus nos fala e nos
                    provoca. É por isso que o protagonismo infantojuvenil é um constitutivo do modo
                    marista de evangelizar e educar. Os processos das ações educativas-evangeliza-
                    doras devem ser desenvolvidos não só para, mas com as crianças, adolescentes e
                    jovens, considerando suas culturas, racionalidades, produções simbólicas e espi-
                    ritualidades.
                    A ação evangelizadora nas unidades educacionais maristas, portanto, composta
                    por estes elementos, se consolida na relação entre saberes pedagógicos, evangeli-
                    zação e pastoral. Vemos na ação evangelizadora o como se dá a modificação do su-
                    jeito em seu processo formativo. Segundo Brighenti (2014), não existe uma ação
                    humana não pensada, enquanto ação humana, funda-se no Espírito, segundo o
                    Evangelho. É sempre uma ação pensada, um pensar crítico da ação.
                    A formação continuada docente, na perspectiva pastoral, dentro das Diretrizes
                    para a Formação Continuada Docente, compõe o bojo do que denominamos “jeito
                    marista de educar” (GREEN, 2017, p.87). Assim, o modo de se relacionar-se com os
                    estudantes, sendo presença significativa entre eles, é um aspecto da pedagogia
                    marista que fez com que a obra de Marcelino Champagnat se perpetuasse na his-
                    tória. Por isso suas palavras ainda nos inspiram:

                               Queremos educar as crianças, isto é, instruí-las sobre seus deve-
                               res, ensinar-lhes como praticá-los, infundir-lhes o espírito e os
                               sentimentos do cristianismo, os hábitos religiosos, as virtudes do
                               cristão e do bom cidadão. Para tanto, é preciso que sejamos edu-
                               cadores, vivamos no meio das crianças e que elas permaneçam
                               muito tempo conosco. (FURET, 1989, p. 498)
                    Como educadores maristas, somos convocados a nos apropriarmos do carisma
                    e assumirmos a missão de levar adiante o legado de Marcelino, aprofundando
                    no conhecimento e na reflexão acerca da nossa práxis educativa e evangeliza-
                    dora. Assim, compreenderemos que a educação é mais do que um processo de
                    transmissão de informações, mas, também, é um espaçotempo privilegiado de
                    transformação das mentes e dos corações das crianças, adolescentes e jovens, que
                    favorece uma concepção cristã e sistêmica da pessoa humana na configuração de
                    uma educação integral.


                    2.4. JORNADA PASTORAL PEDAGÓGICA
                    A Jornada Pastoral Pedagógica (JPP) é um momento marcante da formação conti-
                    nuada do educador marista e de sua integração institucional. O principal objetivo
                    dessa Jornada é elaborar o planejamento pedagógico-pastoral da unidade, que
                    norteará todas as ações educacionais e evangelizadoras ao longo do ano letivo.






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