Page 35 - Formação Docente
P. 35
históricos e de direitos, autênticos “lugares teológicos” onde Deus nos fala e nos
provoca. É por isso que o protagonismo infantojuvenil é um constitutivo do modo
marista de evangelizar e educar. Os processos das ações educativas-evangeliza-
doras devem ser desenvolvidos não só para, mas com as crianças, adolescentes e
jovens, considerando suas culturas, racionalidades, produções simbólicas e espi-
ritualidades.
A ação evangelizadora nas unidades educacionais maristas, portanto, composta
por estes elementos, se consolida na relação entre saberes pedagógicos, evangeli-
zação e pastoral. Vemos na ação evangelizadora o como se dá a modificação do su-
jeito em seu processo formativo. Segundo Brighenti (2014), não existe uma ação
humana não pensada, enquanto ação humana, funda-se no Espírito, segundo o
Evangelho. É sempre uma ação pensada, um pensar crítico da ação.
A formação continuada docente, na perspectiva pastoral, dentro das Diretrizes
para a Formação Continuada Docente, compõe o bojo do que denominamos “jeito
marista de educar” (GREEN, 2017, p.87). Assim, o modo de se relacionar-se com os
estudantes, sendo presença significativa entre eles, é um aspecto da pedagogia
marista que fez com que a obra de Marcelino Champagnat se perpetuasse na his-
tória. Por isso suas palavras ainda nos inspiram:
Queremos educar as crianças, isto é, instruí-las sobre seus deve-
res, ensinar-lhes como praticá-los, infundir-lhes o espírito e os
sentimentos do cristianismo, os hábitos religiosos, as virtudes do
cristão e do bom cidadão. Para tanto, é preciso que sejamos edu-
cadores, vivamos no meio das crianças e que elas permaneçam
muito tempo conosco. (FURET, 1989, p. 498)
Como educadores maristas, somos convocados a nos apropriarmos do carisma
e assumirmos a missão de levar adiante o legado de Marcelino, aprofundando
no conhecimento e na reflexão acerca da nossa práxis educativa e evangeliza-
dora. Assim, compreenderemos que a educação é mais do que um processo de
transmissão de informações, mas, também, é um espaçotempo privilegiado de
transformação das mentes e dos corações das crianças, adolescentes e jovens, que
favorece uma concepção cristã e sistêmica da pessoa humana na configuração de
uma educação integral.
2.4. JORNADA PASTORAL PEDAGÓGICA
A Jornada Pastoral Pedagógica (JPP) é um momento marcante da formação conti-
nuada do educador marista e de sua integração institucional. O principal objetivo
dessa Jornada é elaborar o planejamento pedagógico-pastoral da unidade, que
norteará todas as ações educacionais e evangelizadoras ao longo do ano letivo.
Diretrizes Para a Formação Continuada Docente 35