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2.5 REUNIÃO FORMATIVA SEMANAL
                    Ao abrirmos uma nova perspectiva sobre a formação continuada docente, res-
                    saltamos o alinhamento entre dimensão evangelizadora-pedagógico-educativa,
                    legado de São Marcelino Champagnat: a) aprofundamento, conhecimento e vi-
                    vência do carisma e da ação evangelizadora marista; b) conhecimento de novas
                    metodologias de ensino e de aprendizado; c) alinhamento dos processos para a
                    construção de conhecimentos; d) aproximação entre os professores e incentivo
                    do trabalho colaborativo entre pares.
                    Desse modo, priorizar a boa organização metodológica do investimento feito por
                    toda a rede em formação docente é um modo de seguirmos os ensinamentos do
                    Padre Champagnat.
                    Entendemos que a formação continuada docente propicia a própria atualização
                    do ofício do educador, para isso as unidades educacionais maristas se organizam
                    mensalmente da seguinte forma:
                    •   Um encontro a ser conduzido pela direção da unidade.
                    •   Um encontro a ser conduzido pela coordenação pedagógica, dedicado aos
                       temas do cotidiano da unidade, ofício do educador Marista ou para as temá-
                       ticas definidas no programa anual.
                    •   Um encontro a ser conduzido pela coordenação de área de conhecimento,
                       dedicando um momento para os temas da área da unidade e outro encontro
                       para as temáticas mapeadas e definidas como formação da área no programa
                       anual.
                    •   Um encontro mensal a ser conduzido pela coordenação de pastoral (Ma-
                       riama), com temáticas que se relacionem às possibilidades de interface e
                       articulação pedagógico-pastoral, tendo em vista o conhecimento e aprofun-
                       damento do carisma marista e a garantia do currículo evangelizador.
                    Ao organizar esses momentos, orientamos a realização periódica do estudo sobre
                    o tema escolhido com base nas necessidades docentes. A sequência didática e
                    demais conceitos atrelados ao planejamento educacional devem ser aplicados,
                    articulando os momentos por área e por segmento para o trabalho temático.
                    É importante, ainda, destacar o cuidado necessário com a seleção e a disponibili-
                    zação dos referenciais bibliográficos para estudo prévio. Para isso, informar o cro-
                    nograma de formação no início do ano ou semestre e a partilha sobre as leituras
                    dos materiais criando uma cultura de estudo (ver Anexo 2). Ademais, indicamos
                    realização de ciclo de monitoramento, avaliação e redirecionamento como uma
                    ação constante do Programa (ver quadro 17).








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