Page 26 - Formação Docente
P. 26
nos restringir a este espaço, afinal, estamos falando de uma instituição com uma
missão educacional-evangelizadora. Como consequência, desenvolve-se uma
mentalidade cristã fundamentada em uma consciência crítica para se relacionar
e atuar na sociedade.
Acreditamos que espaço de formação continuada tende a ser melhor quando se
constitui uma proposta que estimula o diálogo sobre o fazer pedagógico, conside-
rando que o trabalho em equipe é capaz de construir estratégias eficazes, favore-
cendo alternativas pedagógicas mais assertivas.
Conforme Paro (2015), o espaço escolar caracteriza-se por uma complexidade,
que exige condições adequadas de trabalho nos aspectos políticos e técnicos.
Quanto aos aspectos políticos, estão relacionados à liberdade e à autonomia dos
professores e demais educadores para a organização do planejamento e de seus
desdobramentos, seguindo a preparação das atividades de acordo com as par-
ticularidades de seus estudantes, do currículo envolvido e da especificidade do
trabalho pedagógico. Os aspectos técnicos representam as condições materiais e
institucionais necessárias ao desenvolvimento da ação pedagógica, estando liga-
dos a mobiliário, remuneração, material escolar, entre outros.
Dessa maneira, a formação continuada docente garante o desenvolvimento pro-
fissional do educador, o aprimoramento das práticas pedagógicas, uma cultura
institucional reflexiva e o alinhamento entre prática e teoria.
A organização do Programa Anual de Formação Continuada Docente nas unida-
des educacionais do Marista Centro-Norte pressupõe uma sequência que respeite
as diretrizes institucionais e as demandas locais. O Quadro 14 sintetiza esse per-
curso:
Quadro 14: Processo de elaboração do Programa Anual de Formação Con-
tinuada Docente
5. Execução e
monitoriamento
do processo
1. Avaliação do
Programa Anual
de Formação
Continuada Docente
4. Planejamento Fonte: Coordenação Educacional/GSE, 2019.
2. Levantamento
necessidades
formativas
3. Eleição
dos temas
prioritários
26 Diretrizes Para a Formação Continuada Docente