Page 26 - Formação Docente
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nos restringir a este espaço, afinal, estamos falando de uma instituição com uma
          missão educacional-evangelizadora. Como consequência, desenvolve-se uma
          mentalidade cristã fundamentada em uma consciência crítica para se relacionar
          e atuar na sociedade.
          Acreditamos que espaço de formação continuada tende a ser melhor quando se
          constitui uma proposta que estimula o diálogo sobre o fazer pedagógico, conside-
          rando que o trabalho em equipe é capaz de construir estratégias eficazes, favore-
          cendo alternativas pedagógicas mais assertivas.
          Conforme Paro (2015), o espaço escolar caracteriza-se por uma complexidade,
          que exige condições adequadas de trabalho nos aspectos políticos e técnicos.
          Quanto aos aspectos políticos, estão relacionados à liberdade e à autonomia dos
          professores e demais educadores para a organização do planejamento e de seus
          desdobramentos, seguindo a preparação das atividades de acordo com as par-
          ticularidades de seus estudantes, do currículo envolvido e da especificidade do
          trabalho pedagógico. Os aspectos técnicos representam as condições materiais e
          institucionais necessárias ao desenvolvimento da ação pedagógica, estando liga-
          dos a mobiliário, remuneração, material escolar, entre outros.
          Dessa maneira, a formação continuada docente garante o desenvolvimento pro-
          fissional do educador, o aprimoramento das práticas pedagógicas, uma cultura
          institucional reflexiva e o alinhamento entre prática e teoria.
          A organização do Programa Anual de Formação Continuada Docente nas unida-
          des educacionais do Marista Centro-Norte pressupõe uma sequência que respeite
          as diretrizes institucionais e as demandas locais. O Quadro 14 sintetiza esse per-
          curso:
          Quadro 14: Processo de elaboração do Programa Anual de Formação Con-
          tinuada Docente
                          5. Execução e
                          monitoriamento
                          do processo
                                               1. Avaliação do
                                               Programa Anual
                                               de Formação
                                               Continuada Docente



                 4. Planejamento                                 Fonte: Coordenação Educacional/GSE, 2019.


                                               2. Levantamento
                                               necessidades
                                               formativas
                              3. Eleição
                              dos temas
                              prioritários

           26  Diretrizes Para a Formação Continuada Docente
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