Page 21 - Formação Docente
P. 21

Quadro 11: Escala de interesse em temas para formação continuada –
                    docentes Ensino Médio.
                    TEMÁTICAS PRIORITÁRIAS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA EM ESCALA DE IMPORTÂNCIA (0-5):
                                                      0  1   2   3   4  5
                    Processos de Avaliação            0  3   7   17  45  131
                    Novas tecnologias na educação     1  1   8   20  50  123
                    Ferramentas/ metodologias pedagógicas  0  3  5  24  63  108
                    Matrizes Curriculares Marista e/ou BNCC  1  5  13  27  51  106
                    Gestão de sala de aula            2  2   13  37  57  92
                    Gestão e desenvolvimento de projetos  2  5  9  32  64  91
                    Gestão/mediação de conflitos      1  5   10  36  65  86
                    Novas teorias sobre educação e pedagogia  3  5  13  30  67  85
                    Diretrizes da Ação Evangelizadora para o Brasil Marista  4  8  15  32  69  75

                                                       Fonte: Coordenação Educacional/GSE, 2018.
                    Em relação às especificidades do segmento, o tema sobre processos de avalia-
                    ção apareceu como prioritário na sugestão dos professores do Ensino Médio (ver
                    Quadro 11). Em geral, as temáticas dos docentes do Ensino Médio (Quadro 11) as-
                    semelham-se às demandas dos professores do Ensino Fundamental (Quadros 9 e
                    10), reforçando a proximidade entre esses segmentos, prevalecendo os interesses
                    por temáticas voltadas para a atuação do educador.
                    Em todos os segmentos, a formação semanal de quarta-feira e os cursos, os even-
                    tos ou os congressos presenciais foram avaliados como melhores modelos que
                    atendem às necessidades docentes.

                    1.2 SUGESTÕES DOCENTES
                    Os educadores participantes, de todos os segmentos, apresentaram distintas pro-
                    postas de metodologia e temas voltados aos seus interesses. Suas propostas estão
                    mais direcionadas às atividades que visam favorecer seu desempenho e atuação
                    nas rotinas pedagógicas, conforme apresentado nos Quadros 12 e 13.
                    Em relação às metodologias, foram sugeridas na consulta on-line realizada por
                    formulário, diferentes configurações que estão agrupadas por afinidade, descritas
                    no Quadro 12. Da mesma forma, os temas mais indicados pelos docentes como
                    de interesse para a formação continuada foram reunidos e estão elencados no
                    Quadro 13.






                                      Diretrizes Para a Formação Continuada Docente  21
   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26