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Quadro 11: Escala de interesse em temas para formação continuada –
docentes Ensino Médio.
TEMÁTICAS PRIORITÁRIAS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA EM ESCALA DE IMPORTÂNCIA (0-5):
0 1 2 3 4 5
Processos de Avaliação 0 3 7 17 45 131
Novas tecnologias na educação 1 1 8 20 50 123
Ferramentas/ metodologias pedagógicas 0 3 5 24 63 108
Matrizes Curriculares Marista e/ou BNCC 1 5 13 27 51 106
Gestão de sala de aula 2 2 13 37 57 92
Gestão e desenvolvimento de projetos 2 5 9 32 64 91
Gestão/mediação de conflitos 1 5 10 36 65 86
Novas teorias sobre educação e pedagogia 3 5 13 30 67 85
Diretrizes da Ação Evangelizadora para o Brasil Marista 4 8 15 32 69 75
Fonte: Coordenação Educacional/GSE, 2018.
Em relação às especificidades do segmento, o tema sobre processos de avalia-
ção apareceu como prioritário na sugestão dos professores do Ensino Médio (ver
Quadro 11). Em geral, as temáticas dos docentes do Ensino Médio (Quadro 11) as-
semelham-se às demandas dos professores do Ensino Fundamental (Quadros 9 e
10), reforçando a proximidade entre esses segmentos, prevalecendo os interesses
por temáticas voltadas para a atuação do educador.
Em todos os segmentos, a formação semanal de quarta-feira e os cursos, os even-
tos ou os congressos presenciais foram avaliados como melhores modelos que
atendem às necessidades docentes.
1.2 SUGESTÕES DOCENTES
Os educadores participantes, de todos os segmentos, apresentaram distintas pro-
postas de metodologia e temas voltados aos seus interesses. Suas propostas estão
mais direcionadas às atividades que visam favorecer seu desempenho e atuação
nas rotinas pedagógicas, conforme apresentado nos Quadros 12 e 13.
Em relação às metodologias, foram sugeridas na consulta on-line realizada por
formulário, diferentes configurações que estão agrupadas por afinidade, descritas
no Quadro 12. Da mesma forma, os temas mais indicados pelos docentes como
de interesse para a formação continuada foram reunidos e estão elencados no
Quadro 13.
Diretrizes Para a Formação Continuada Docente 21