Page 17 - Formação Docente
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Para os educadores de 5 a 10 anos de casa, portanto com mais experiência e com
                    maior imersão no projeto educativo Marista, a formação continuada possibilita
                    avanços significativos quando promovida com foco em ações inovadoras. São pro-
                    fissionais que conseguem se posicionar de forma coerente em sua ação pedagógi-
                    ca, em sintonia com os objetivos propostos para a missão Marista.
                    O acompanhamento do professor pela equipe técnico-pedagógica, no decorrer
                    dos anos, implicou em um mapeamento de situações indicadas para a formação
                    continuada. Configurou-se em possibilidades de intervenção e de inovação, im-
                    pedindo a acomodação por parte desse educador. Nesse sentido, acreditamos que
                    o professor necessita em sua vida profissional, de novas aprendizagens atenden-
                    do as demandas da sociedade contemporânea.
                    As ações formativas nas unidades, realizadas semanalmente às quartas-feiras,
                    bem como as atividades presenciais, foram elencadas como modelos que mais
                    contemplaram os interesses docentes. Os temas apontados por esse grupo de
                    professores como prioritários foram as ferramentas/metodologias pedagógicas,
                    Matrizes Curriculares Maristas e/ou BNCC, processos de avaliação e uso de novas
                    tecnologias na educação (ver Quadro 7).
                    As temáticas apresentadas pelos educadores traduziram a necessidade do pro-
                    fessor em desenvolver competências e habilidades direcionadas à complexidade
                    do cotidiano de sala de aula. Dessa maneira, a busca por tomada de decisões mais
                    assertivas, intencionalidade para resultados almejados e qualificação e moderni-
                    zação da ação pedagógica são interesses que mantêm professores com melhores
                    resultados.
                    Compreendemos a formação do educador para além dos conhecimentos espe-
                    cíficos e pedagógicos. As experiências qualificadas pelo tempo de atuação são
                    potencializadas para habilidades dentro do espaço de sala de aula; uma vez que
                    essas habilidades pedagógicas possibilitam uma gestão qualificada e intencional
                    de sua ação. Saber organizar o trabalho pedagógico, planejar resultados futuros
                    e intencionais, comunicar-se de forma clara, fazer perguntas adequadas, prestar
                    atenção à pessoa e ouvir de forma qualificada e individualizada, são bons exem-
                    plos de habilidades qualificadas à docência. Nesse sentido, Pimenta (1999) chama
                    atenção para a importância em olhar para a prática pedagógica e docente escolar
                    como objetos centrais de análise constitutivos da formação docente.
                    As unidades educacionais maristas – exigentes com o processo educativo – apre-
                    sentam acentuadas expectativas em relação à atuação dos professores, desper-
                    tando nos educadores interesse preferencial pela formação continuada desenvol-
                    vida com a junção teoria e prática.










                                      Diretrizes Para a Formação Continuada Docente  17
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