Page 12 - Formação Docente
P. 12

Em relação ao percurso formativo, 60,8% dos participantes possuem nível de pós-
          -graduação latu sensu ou especialização. Na Educação Infantil e nos Anos Iniciais
          do Ensino Fundamental a maior parte dos docentes é licenciada em Pedagogia. Já
          no Ensino Fundamental – Anos Finais, a maioria dos professores respondentes
          da consulta é da área de Linguagens. Dos docentes do Ensino Médio, é similar a
          quantidade de educadores entre as áreas de Ciências da Natureza, Ciências Hu-
          manas e Linguagens.
          Mapear a área de formação, os interesses e a apropriação dos educadores em rela-
          ção ao Projeto Educativo do Brasil Marista são aspectos fundamentais para a con-
          solidação da educação evangelizadora marista. A construção de uma formação
          integral para o estudante está relacionada com a reflexão sobre a prática pedagó-
          gica pastoral e a formação permanente desse docente.
          Nesse contexto, o momento de estudo continuado oferecido ao professor amplia
          o conhecimento inicial de sua formação profissional para o exercício do magisté-
          rio, possibilita melhor compreensão entre o aprender e o fazer, entre a formação
          e a ação, a teoria e a prática, o pensar e o fazer, entre o trabalho manual e o inte-
          lectual. Ademais, favorecer o processo de formação após a graduação possibilita
          incorporar conhecimentos profissionais que lhe permitirão maior autonomia,
          discernimento e realização quanto as intervenções pedagógicas.
          A atuação dos gestores é parte da construção desse percurso formativo docente.
          São eles que devem promover a identificação das características e necessidades
          do seu corpo docente e, a partir desse conhecimento, promover um projeto de
          formação continuada articulado com o plano estratégico e planejamento da uni-
          dade.
          Sobre a experiência docente, a pesquisa indicou que 65% dos educadores tem aci-
          ma de 9 anos como professor marista, identificando um público que já vivenciou
          a formação continuada por diversos anos seguidos no Marista Centro-Norte. O
          Quadro 2 sintetiza esse perfil de atuação:
          Quadro 2: Tempo de atuação dos professores respondentes da consulta na
          Instituição.

                                     Há quanto tempo você é colaborador(a)
                                     do Marista?
                                       0-6 meses
                                       6 meses a 1 ano
                                       1 a 4 anos
                                       5 a 9 anos
                                       10 a 15 anos
                                       Acima de 15 anos
                                     Fonte: Coordenação Educacional/GSE, 2018.




           12  Diretrizes Para a Formação Continuada Docente
   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17