Page 12 - Formação Docente
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Em relação ao percurso formativo, 60,8% dos participantes possuem nível de pós-
-graduação latu sensu ou especialização. Na Educação Infantil e nos Anos Iniciais
do Ensino Fundamental a maior parte dos docentes é licenciada em Pedagogia. Já
no Ensino Fundamental – Anos Finais, a maioria dos professores respondentes
da consulta é da área de Linguagens. Dos docentes do Ensino Médio, é similar a
quantidade de educadores entre as áreas de Ciências da Natureza, Ciências Hu-
manas e Linguagens.
Mapear a área de formação, os interesses e a apropriação dos educadores em rela-
ção ao Projeto Educativo do Brasil Marista são aspectos fundamentais para a con-
solidação da educação evangelizadora marista. A construção de uma formação
integral para o estudante está relacionada com a reflexão sobre a prática pedagó-
gica pastoral e a formação permanente desse docente.
Nesse contexto, o momento de estudo continuado oferecido ao professor amplia
o conhecimento inicial de sua formação profissional para o exercício do magisté-
rio, possibilita melhor compreensão entre o aprender e o fazer, entre a formação
e a ação, a teoria e a prática, o pensar e o fazer, entre o trabalho manual e o inte-
lectual. Ademais, favorecer o processo de formação após a graduação possibilita
incorporar conhecimentos profissionais que lhe permitirão maior autonomia,
discernimento e realização quanto as intervenções pedagógicas.
A atuação dos gestores é parte da construção desse percurso formativo docente.
São eles que devem promover a identificação das características e necessidades
do seu corpo docente e, a partir desse conhecimento, promover um projeto de
formação continuada articulado com o plano estratégico e planejamento da uni-
dade.
Sobre a experiência docente, a pesquisa indicou que 65% dos educadores tem aci-
ma de 9 anos como professor marista, identificando um público que já vivenciou
a formação continuada por diversos anos seguidos no Marista Centro-Norte. O
Quadro 2 sintetiza esse perfil de atuação:
Quadro 2: Tempo de atuação dos professores respondentes da consulta na
Instituição.
Há quanto tempo você é colaborador(a)
do Marista?
0-6 meses
6 meses a 1 ano
1 a 4 anos
5 a 9 anos
10 a 15 anos
Acima de 15 anos
Fonte: Coordenação Educacional/GSE, 2018.
12 Diretrizes Para a Formação Continuada Docente