Page 7 - Formação Docente
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nal, analistas educacionais e de evangelização, vice-diretor educacional, diretor e
professor. Todos com o objetivo de revisar, atualizar e fortalecer as estratégias da
Instituição Marista sobre a organização da formação continuada docente.
O GT Formação Docente teve como ponto de partida a reflexão sobre o processo
formativo dos educadores e os decorrentes resultados na dinâmica da sala de
aula, a fim de proporcionar espaços para a formação continuada, com novas me-
todologias, debates e práticas para a melhoria do trabalho docente e, consequen-
temente, da qualidade do ensino oferecido pelas unidades educacionais da rede.
Na sequência, o GT elaborou um plano de trabalho que contemplava, entre outras
ações, a realização de uma consulta aos professores e às equipes técnicas para
coletar as melhorias, necessidades e expectativas para o processo de formação
continuada da rede.
Foram mais de 700 respondentes e a consulta mostra o amplo reconhecimento da
importância da formação continuada já consolidada, semanalmente, no Marista
Centro-Norte, bem como apresenta as sugestões de temas e de melhorias na for-
ma de organização para otimizar o resultado dessa prática. Assim, ao reconhecer
a escola como espaço privilegiado para o crescimento profissional permanente,
o GT apresentou as diretrizes de formação continuada docente, que desembocou
neste documento intitulado Diretrizes para a Formação Continuada Docente.
O principal objetivo deste documento é orientar o processo de elaboração de um
Programa de Formação Docente, a partir de princípios pedagógico-pastorais e va-
lores institucionais, no âmbito de uma estrutura de processos reflexivos, dialógi-
cos, dinâmicos e diretamente ligados à formação dos professores. O Programa de
Formação Docente é formado pelas seguintes atividades, articuladas a conceitos
específicos:
• Programa Anual de Formação Continuada Docente (orientado na JPP e nos
encontros de formação semanal);
• Cursos ofertados no NEaD; e
• Vivências Formativas.
As Diretrizes para a Formação Continuada Docente estão divididas em quatro
capítulos. O capítulo 1 detalha os resultados da pesquisa como um preâmbulo
de toda a discussão. O capítulo 2 apresenta a organização de um programa anu-
al, contemplando os aspectos levantados no mapeamento prévio dos interesses
e das necessidades formativas, com a aplicação de premissas pedagógicas es-
senciais para a organização da Jornada Pastoral Pedagógica (JPP) e da formação
docente presencial semanal. O capítulo 3 abre a discussão sobre a importância
da formação a distância, para o Marista Centro-Norte, por meio do Núcleo de
Educação a Distância (NEaD), a partir da conexão dos cursos com os projetos das
unidades educacionais maristas. Por fim, o capítulo 4 apresenta a perspectiva de
partilha de experiência e abre uma nova possibilidade de formação por meio das
vivências e dos aprendizados entre professores da unidade, na perspectiva do
professor reflexivo.
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