Page 7 - Formação Docente
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nal, analistas educacionais e de evangelização, vice-diretor educacional, diretor e
                    professor. Todos com o objetivo de revisar, atualizar e fortalecer as estratégias da
                    Instituição Marista sobre a organização da formação continuada docente.
                    O GT Formação Docente teve como ponto de partida a reflexão sobre o processo
                    formativo dos educadores e os decorrentes resultados na dinâmica da sala de
                    aula, a fim de proporcionar espaços para a formação continuada, com novas me-
                    todologias, debates e práticas para a melhoria do trabalho docente e, consequen-
                    temente, da qualidade do ensino oferecido pelas unidades educacionais da rede.
                    Na sequência, o GT elaborou um plano de trabalho que contemplava, entre outras
                    ações, a realização de uma consulta aos professores e às equipes técnicas para
                    coletar as melhorias, necessidades e expectativas para o processo de formação
                    continuada da rede.
                    Foram mais de 700 respondentes e a consulta mostra o amplo reconhecimento da
                    importância da formação continuada já consolidada, semanalmente, no Marista
                    Centro-Norte, bem como apresenta as sugestões de temas e de melhorias na for-
                    ma de organização para otimizar o resultado dessa prática. Assim, ao reconhecer
                    a escola como espaço privilegiado para o crescimento profissional permanente,
                    o GT apresentou as diretrizes de formação continuada docente, que desembocou
                    neste documento intitulado Diretrizes para a Formação Continuada Docente.
                    O principal objetivo deste documento é orientar o processo de elaboração de um
                    Programa de Formação Docente, a partir de princípios pedagógico-pastorais e va-
                    lores institucionais, no âmbito de uma estrutura de processos reflexivos, dialógi-
                    cos, dinâmicos e diretamente ligados à formação dos professores. O Programa de
                    Formação Docente é formado pelas seguintes atividades, articuladas a conceitos
                    específicos:
                    •   Programa Anual de Formação Continuada Docente (orientado na JPP e nos
                       encontros de formação semanal);
                    •   Cursos ofertados no NEaD; e
                    •   Vivências Formativas.
                    As Diretrizes para a Formação Continuada Docente estão divididas em quatro
                    capítulos. O capítulo 1 detalha os resultados da pesquisa como um preâmbulo
                    de toda a discussão. O capítulo 2 apresenta a organização de um programa anu-
                    al, contemplando os aspectos levantados no mapeamento prévio dos interesses
                    e das necessidades formativas, com a aplicação de premissas pedagógicas es-
                    senciais para a organização da Jornada Pastoral Pedagógica (JPP) e da formação
                    docente presencial semanal. O capítulo 3 abre a discussão sobre a importância
                    da formação a distância, para o Marista Centro-Norte, por meio do Núcleo de
                    Educação a Distância (NEaD), a partir da conexão dos cursos com os projetos das
                    unidades educacionais maristas. Por fim, o capítulo 4 apresenta a perspectiva de
                    partilha de experiência e abre uma nova possibilidade de formação por meio das
                    vivências e dos aprendizados entre professores da unidade, na perspectiva do
                    professor reflexivo.


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